Morreu na madrugada desta quinta-feira (16), em Campo Grande, o músico Zé Pretim, aos 67 anos, considerado o “Blues Man Pantaneiro”. A causa da morte ainda não foi revelada e amigos estão preparando velório e sepultamento.
Zé Pretim fez história em Mato Grosso do Sul levando o Blues com características regionais para todo o país. Tocava em bares da Capital e em rodas de amigos muitos deles músicos também.
Zé Pretim chegou a fazer shows fora e se apresentou em programas de TV como o “Canta Raul” apresentado por Raul Gil. Também ganhou um documentário contando a sua história produzido por alunos de um curso de documentarismo pela Fundação de Cultura, em 2010.
Ele nasceu em 16 de maio de 1954 em Inhapim-MG e foi registrado como José Geraldo Rodrigues. Ele aprendeu a tocar violão sozinho e após mudar-se para Campo Grande se formou como músico profissional.
Já na fase idosa, vivia sozinho e não gostava muito de incômodo. Às vezes bebia em um bar localizado na Avenida Bandeirantes com a Salgado Filho, onde morou pelas redondezas em uma quitinete pela região.
Na casa, ele tocava os instrumentos e era muito agraciado pelos vizinhos pelo talento. Amigos prestam homenagens nas redes sociais.