Identificando que tinha se especializado em um tema que ainda gera dúvidas e embaralha a cabeça de muita gente, a procuradora de Entidades Públicas Renata Raule Machado, que trabalha em Mato Grosso do Sul desde 2005, decidiu reunir o conhecimento acumulado em 15 anos de trabalhos e estudos na área da Previdência Social em um livro. “Regimes Próprios de Previdência Social” será lançado amanhã (16), na cafeteria Doce Grão, a partir das 19 horas, buscando auxiliar advogados, estudantes, concurseiros, conselheiros de regime próprio, servidores públicos e todos que se interessam por essa área.
“Gostei muito da experiência de escrever. Após tantos anos de aprendizado em uma área considerada desafiadora, procurei trazer o tema em uma linguagem um pouco mais leve”, afirma Renata. O regime próprio é o regime de Previdência exclusivo dos servidores públicos efetivos, com regras diferenciadas e com aplicação em todo o território nacional. “O regime próprio está previsto na Constituição, todos os estados têm. Em Mato Grosso do Sul, temos 79 municípios e 52 regimes diferentes. Hoje, a maior dificuldade dos advogados e de quem trabalha na área é saber a lei de cada local, de cada município, porque tem que conhecer as particularidades, e o livro norteia e mostra algumas formas de melhorar a implantação da última reforma da Previdência”, detalha a autora.
Renata Raule trabalhou na Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) por 15 anos como chefe da procuradoria jurídica. Atualmente faz mestrado na área pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e recentemente conseguiu uma certificação da entidade gestora dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que a habilita a trabalhar com o tema. Ela é uma das poucas pessoas de todo o Brasil que alcançou o nível avançado nessa certificação, a única de Campo Grande.
“O regime próprio é ainda pouco estudado nas universidades, por isso decidi reunir tudo que já estudei em todos esses anos. Após realizar uma palestra para advogados neste ano, percebi que havia muitas dúvidas sobre o tema, então meu intuito foi ajudar os colegas, até porque quando comecei também foi um desafio para mim, que tive que aprender do zero”, conta a procuradora.
A obra inédita faz um resgate da história da Previdência e regionaliza ao apresentar especificidades pós-divisão do Estado. Com a pré-venda disponível pela internet, Renata se surpreendeu ao receber pedidos de profissionais de todo o Brasil que se interessaram pelo tema. “O livro já foi enviado para vários estados e tenho recebido feedbacks positivos. Me surpreendi com essa devolutiva, espero que eu possa ajudar muita gente e espero em breve publicar mais livros”, finaliza.
Serviço: O livro “Regimes Próprios de Previdência Social”, da procuradora de Mato Grosso do Sul e escritora Renata Raule Machado, publicado pela Life Editora, será lançado amanhã, dia 16 de novembro, a partir das 19 horas, na Doce Grão Cafeteria e Doceria, que fica na Av. Bom Pastor, nº 578 – Vila Vilas Boas. Entrada gratuita.