Repórteres, cinegrafistas, fotógrafos e motoristas frequentemente precisam deixar as redações e acompanhar os acontecimentos diretamente nos locais afetados. No entanto, a necessidade de informar a população não pode significar a exposição dos trabalhadores a situações perigosas.
Entre as medidas que devem ser adotadas pelas empresas está o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados aos riscos da atividade, além de orientação sobre seu uso e de protocolos para deslocamento e atuação das equipes em áreas de risco.
O SindJor-MS também chama a atenção para situações recorrentes durante temporais, como alagamentos, queda de árvores, estruturas danificadas, fios elétricos, enxurradas e vias interditadas. A recomendação é que os profissionais não sejam orientados ou pressionados a entrar em áreas que possam colocar sua segurança em risco em busca de imagens, entrevistas ou entradas ao vivo.
Segurança deve vir antes da pauta
A entidade orienta que, antes de uma equipe ser enviada para uma área atingida por temporal, sejam avaliadas as condições de acesso, os riscos existentes e a possibilidade de retirada segura dos profissionais.
Quando não houver condições adequadas, a entrevista pode ser realizada em outro ponto, por telefone ou por outros meios disponíveis. A prioridade deve ser preservar a integridade dos trabalhadores.
“A imprensa precisa estar onde a notícia acontece, mas isso não significa colocar o jornalista em perigo. Nenhuma imagem, entrevista ou entrada ao vivo vale o risco de um acidente”, reforça Suelen Morales, presidenta do SindJor-MS.
Orientação às equipes
Durante temporais, o SindJor-MS recomenda que os profissionais:
- evitem atravessar áreas alagadas ou com correnteza;
- mantenham distância de fios elétricos, postes, árvores e estruturas comprometidas;
- procurem locais seguros para realizar entrevistas e entradas ao vivo;
- sigam orientações das autoridades e equipes de emergência;
- comuniquem à chefia situações que ofereçam risco;
- não assumam riscos desnecessários para obter imagens ou informações.
Jornalismo responsável também significa cuidar de quem está na linha de frente para levar informação à sociedade.
SindJor-MS | Gestão Aurora – Vozes do Jornalismo




















