Da música ao teatro, da performance à economia criativa, uma programação especial está sendo preparada para a primeira edição do Festival Sarau de Cidadania e Cultura no Parque, que será realizado no próximo domingo (3 de julho), no Parque das Nações Indígenas. A programação completa foi divulgada, nesta sexta-feira (1º), pela Secic – Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, organizadora do evento.
No palco principal, a animação ficará por conta dos artistas: Kzulo, Fernandinho Duarte, Maná do Céu, Rosemary, Nano Elânio e Kelly Zerial, Jerry Espíndola, Márcia e Thelma Cordeiro (Música); Leo Mareco (Artes Visuais); Tatiana de Conto, com a contação de história “A Ararinha Ansiosa” (Teatro); Raquel (Performance Drag/Show) e Grupo Memória (Capoeira).
Também haverá stands dentro do Festival Sarau, com a exposição dos seguintes artistas: Bia Barros, Artems – Associação dos Artesãos do MS, Sindicato do Artesão MS, AME – Associação dos Microempreendedores do MS, artistas da Praça do Artesão de Campo Grande (artesanato); Companhia Par (Oficina de dança de salão); Cleiton Ambrósio e Sulivan Terena (Moda e Design); Economia Criativa e Escola Mães de Luz (Gastronomia); Wenceslau Oliveira com exposição de acervo (Artes Visuais); Coletivo Tarja Preta (Literatura) e Cinecafé (Audiovisual).
O objetivo do evento é democratizar e integrar ainda mais a arte e a cultura às políticas públicas de cidadania que a Secic desenvolve, conforme explica o secretário Eduardo Romero.“O sarau é a oportunidade de um espaço que versa sobre a ocupação dos espaços públicos, parques da cidade, que são locais que precisam ter opções de atividades de cultura e lazer, integração social e, também, de resignificação dos encontros, principalmente nesse período de quase pós-pandemia”.
Festival
De julho a dezembro, será realizado o Sarau no Parque. O projeto prevê a realização de 25 edições do evento cultural que a cada domingo contará com a participação de cerca de 16 atrações entre artistas individuais e coletivos.
A ideia é que ao final passem cerca de 400 atrações pelos mais diversos parques de Campo Grande: Parque Ayrton Senna, Parque do Sóter, Parque Jacques da Luz, etc.
“Temos muitos projetos sociais e de cidadania que versam com a aplicação da cultura, seja com pessoas de comunidades tradicionais ou com deficiência, por exemplo, e esses trabalhos artísticos precisam de uma maior ampliação para dialogar com a população e não ficar restrito somente a uma parcela da sociedade”, pontua o secretário.
Além do próximo domingo (3), estão previstas outras quatro edições do sarau em julho, nos dias 10, 17, 24 e 31. Os artistas interessados devem preencher o formulário de inscrição simplificado que está disponível no site www.secic.ms.gov.br, clicando no banner relacionado ao evento.
Dúvidas e informações podem ser sanadas por meio do telefone (67) 3316-9321 ou e-mail, saraunoparque@secic.ms.gov.br.
Assessoria.