A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) de Dourados, garantiu a restituição de R$ 1 milhão que havia sido transferido equivocadamente via PIX por um empresário local.
Segundo o Boletim de Ocorrência, o comunicante procurou a unidade logo após perceber o erro, informando que o valor havia sido destinado a uma conta diferente da pretendida. Logo após o registro, uma equipe da DEPAC iniciou diligências com apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil em Dourados.
O beneficiário do depósito foi identificado e, com articulação junto à Delegacia de Corumbá, compareceu voluntariamente à unidade policial daquela cidade, acompanhado de um familiar. Ele confirmou que o recebimento do valor se tratava de um engano e não de fraude. Na manhã seguinte, o recebedor realizou o estorno, com a restituição integral do valor ao empresário.
A Polícia Civil destacou que a atuação da DEPAC-Dourados foi essencial para assegurar a devolução, além de garantir a transparência do procedimento e afastar qualquer suspeita de golpe, como o chamado “falso estorno”, comum em transferências de grande valor. A instituição orienta que, em situações semelhantes, a população procure imediatamente a autoridade policial para que sejam adotadas medidas rápidas e eficazes, garantindo segurança nas transações financeiras.