O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, recebeu, nesta quarta-feira (14/06), o secretário estadual de Educação, Helio Queiroz Daher, para debater a criação de grupo permanente para parcerias na área, especialmente, as demandas relacionadas à implantação do Novo Ensino Médio e a formação de mão de obra qualificada.
Na ocasião, foi apresentado ao secretário proposta para o atendimento do itinerário 5, de formação técnica profissional, a partir do 1º ano do Ensino Médio. Conforme o estudo, 95% das empresas preferem contratar um técnico do Senai e 72% dos estudantes que concluíram cursos técnicos na instituição conseguiram emprego.
A ideia é que o aprendizado seja voltado à realidade dos estudantes e às necessidades de mão de obra das indústrias de Mato Grosso do Sul. “Todo o estudo que nós fizemos aqui está voltado primeiro para os municípios onde atendemos, com unidades fixas Senai, mas fizemos mapeamento de estudos para todo Estado”, destacou o Mangialardo.
Conforme o secretário, grandes empreendimentos, como a instalação das indústrias de celulose na região leste e da rota Bioceânica, impactam na vida das pessoas e é necessário dar formação profissional para dignificar a população por meio do emprego formal. “Queremos que o aluno da rede pública tenha acesso ao Senai. E assim, vamos combater a evasão escolar e formar mão de obra”, afirmou.
Atualmente, a rede estadual de ensino atende cerca de 19 mil alunos no nível médio. A estrutura do Senai tem condições para atender 145 escolas e 614 turmas.