No dinâmico mercado imobiliário, a compra de imóveis em lançamento surge como uma estratégia cada vez mais atrativa. Muitas pessoas não só compram esse tipo de imóvel para uso próprio, mas também como uma forma de investimento.
O corretor Olivio Ribeiro de Paula Filho explica que, geralmente, os lançamentos oferecem a oportunidade de adquirir imóveis com preços mais atrativos, já que muitas construtoras oferecem condições especiais durante a fase de pré-venda. Além disso, os investidores buscam por esses lançamentos por conta da valorização do imóvel ao longo do tempo, podendo obter um retorno financeiro interessante no futuro. Também é comum que eles ofereçam opções de pagamento facilitadas, o que pode ser um grande atrativo.
Outro ponto que faz essa escolha valer a pena é que o comprador pode ter o imóvel do jeitinho que deseja. “Em comparação a casas e apartamentos já prontos, uma das vantagens é a possibilidade de personalização do imóvel, já que muitas vezes é possível escolher acabamentos, layout e até mesmo alguns detalhes da construção. Além disso, os lançamentos costumam oferecer tecnologias mais modernas e eficientes, como sistemas de segurança, isolamento acústico e outras comodidades que podem não estar presentes em imóveis mais antigos”, destaca Olívio.
A busca por imóveis nesta modalidade tem se mostrado tão bom negócio que muitos deles acabam esgotando suas unidades em poucos dias e até horas depois do lançamento. O corretor de imóveis Julio Ávalos alerta que estar atento é fundamental. “É aquela famosa frase ‘quem chega primeiro, bebe água limpa’. As melhores oportunidades estão no lançamento. Geralmente o preço aplicado no dia não será aplicado nunca mais naquele produto. Ou seja, é uma grande oportunidade, que não pode ser perdida”, explica.
Crescimento em CG – A situação está favorável, em especial para os sul-mato-grossenses. Em 2023, Mato Grosso do Sul teve um aumento de 10% nas vendas de imóveis, destacando-se a comercialização de terrenos, que experimentou um crescimento de 20%.
Vários fatores contribuem para a expansão do setor imobiliário no estado, incluindo o aumento populacional, o avanço econômico e o aprimoramento da infraestrutura.
Segundo Ávalos, o destaque deste crescimento em Campo Grande está na região norte da cidade, que tem chamado a atenção desses investidores. “No último lançamento, por exemplo, tivemos opções de 89 mil reais e, hoje, um ano depois, o mesmo empreendimento está com uma valorização de em média 30%.”
O local se sobressai pela localização e por seu entorno, com shoppings, grandes lojas, atacadistas, bares, restaurantes, escolas e comércio variado na região. Houve, nos últimos anos, um “boom” imobiliário na região, além dos condomínios de alto padrão, surgiram opções de condomínios mais acessíveis, como o Reserva Santa Inês, por exemplo. Além disso, a região tem sido beneficiada por melhorias em infraestrutura, como asfalto, redes de esgoto e iluminação pública.
Mas, mais do que uma saída para moradia, investir em imóveis, lembra o corretor Olívio Ribeiro, pode ser uma estratégia inteligente também para quem busca um complemento de renda. Ele explica que as pessoas investem em imóveis por diversas razões, incluindo a segurança e estabilidade que esse tipo de investimento pode oferecer.
“Os imóveis são considerados ativos tangíveis, o que significa que os investidores têm um bem físico como garantia, o que pode trazer mais segurança em comparação com outros tipos de investimentos mais voláteis. Além disso, os imóveis podem proporcionar renda passiva através da locação, e muitos investidores veem o mercado imobiliário como uma forma de diversificar sua carteira de investimentos”.
Para quem pensa no futuro, investir em imóveis pode ser uma solução certeira, mas quem consegue aproveitar os lançamentos, certamente, sairá ainda mais no lucro.