• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Segunda-feira, Outubro 27, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Campo Grande

Ao todo, 181 casas foram entregues para as famílias da antiga comunidade do Mandela

Redação Capivara News by Redação Capivara News
11 de Março de 2025
in Campo Grande, Habitação, Novidades, Últimas Notícias
0
Ao todo, 181 casas foram entregues para as famílias da antiga comunidade do Mandela

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Em um marco histórico para a habitação de interesse social em Campo Grande, a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), concluiu nesta segunda-feira (10) a entrega de todas unidades habitacionais destinadas às famílias da comunidade Mandela. Nessa etapa, 24 famílias foram contempladas com novas moradias no Iguatemi II. A iniciativa coloca fim a uma situação que se arrastava por quase uma década.

Cumprindo o compromisso firmado em novembro de 2023 após o terrível incêndio que atingiu a comunidade, todas as famílias foram atendidas. Ao todo, foram construídas e entregues 181 casas, sendo 44 unidades no José Tavares do Couto, 32 no Jardim Talismã, 38 no Iguatemi I, 36 no Iguatemi II e 31 no Oscar Salazar.  As cinco áreas selecionadas na Região Urbana do Segredo passaram por uma análise criteriosa, garantindo que os novos moradores tivessem acesso à infraestrutura essencial, como escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos de saúde, assegurando não apenas moradia, mas também inclusão social e a oportunidade de recomeçar suas vidas com dignidade.

Post+

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

As unidades estavam previstas para serem entregues em 12 meses, no entanto, a rápida mobilização da gestão municipal permitiu que muitas famílias recebessem as chaves de suas novas casas antes do prazo, a partir de junho de 2024, conforme as moradias eram finalizadas. A medida foi tomada para que as famílias pudessem deixar situações precárias o quanto antes e iniciar uma nova fase com mais segurança e estabilidade. Todas as unidades habitacionais foram construídas pela construtora credenciada pelo Programa Credihabita, instituído pela Lei n. 6.123 em 9 de novembro de 2018. Foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões em recursos próprios do Município. Cada família beneficiada pagará parcelas de R$ 185,00, ao longo de 360 meses.

“Hoje nós estamos tendo a grata satisfação de concluir esse projeto. O que era a comunidade Mandela, se tornou cinco áreas. Nós escolhemos a dedo as regiões, todos os parques residenciais. Não é só a entrega de um documento, é a concretização de algo que foi prometido e cumprido. Nas outras áreas que finalizamos as entregas, agora as demandas são outras. É assim que funciona: primeiro a gente dá o primeiro passo, depois avançamos, e as melhorias vão chegando”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Para o diretor-presidente da Emha, Claudio Marques, a rapidez na resposta da gestão municipal foi fundamental para que este dia se tornasse realidade. “São 181 famílias que passaram pela tragédia do incêndio e nós buscamos uma solução rápida. Desde a movimentação célere de todas as secretarias até o recurso. Nós não ficamos esperando para fazer com que a obra saísse do papel. As famílias viviam em um condição insalubre, esgoto a céu aberto, sem rede de água e sem energia com ligações regulares. Hoje essas famílias terão segurança e legitimidade”.

Um recomeço digno

Para Indiana Aparecida de Souza, 33 anos, a entrega da chave representa uma verdadeira transformação em sua vida. A operadora de caixa viveu na comunidade Mandela por quatro anos e não conteve a felicidade depois de anos de espera. “Para quem passou por tudo o que aconteceu, um incêndio, a perda de tudo, isso aqui é uma vitória. Entrar em uma casa que é sua e poder dizer para o seu filho ‘olha, é ali que você mora’, isso é tudo. É dar dignidade para eles”.

A liderança da comunidade Mandela, Greicielle Ferreira, de 30 anos, destacou a satisfação com a agilidade e o comprometimento da administração municipal até a conclusão das entregas. “Valeu a pena cada esforço. As entregas foram muito rápidas. Algumas famílias receberam suas casas antes do prazo, já na primeira etapa, com quatro, seis, sete meses. A gente, da comunidade, acompanhou tudo de perto. O trabalho não parou”.

Marizete Silva, 58 anos, viveu na comunidade por três anos e aguardou esse momento com expectativa diária. “Esperei muito por esse dia. A sensação é de pura felicidade, não tem outra palavra. Estou me mudando com meus dois filhos e meu neto. Agora o objetivo é só melhorar: investir na casa, construir um quarto, murar o terreno porque agora eu posso dizer que é nosso”.

Com a chave da casa própria em mãos, Everton Magalhães, 32 anos, pai de um menino de cinco anos, não esconde a emoção ao falar sobre a conquista. “É um sonho realizado! Só tenho a agradecer desde a Prefeitura até o pessoal da fundação, os pedreiros, pintores, todo mundo. Agora é trabalhar, se esforçar e aproveitar essa imensa oportunidade que Deus nos deu de ter a nossa casa própria.”

Histórico

Em janeiro de 2023 a prefeita Adriane Lopes assinou o Termo de Colaboração para a construção de novas unidades habitacionais destinadas ao reassentamento das famílias da comunidade Mandela que viviam em condições insalubres às margens do córrego Segredo. Após o incêndio, em novembro de 2023, a prefeitura agiu rapidamente e deu celeridade à definição das áreas para início do processo de reassentamento.

Em dezembro do mesmo ano, 23 dias após o incêndio, todas as famílias já estavam com seus lotes definidos. As obras tiveram início pelas áreas do José Tavares e Jardim Talismã. Em abril de 2024, as áreas já contavam com padrões de energia elétrica e rede de água e esgoto instalados. Em junho, as primeiras unidades começaram a ser entregues, dando início a uma nova etapa na vida de centenas de famílias.

Exemplo nacional

O reassentamento das famílias da comunidade Mandela garantiu a Campo Grande um importante reconhecimento nacional. A Emha recebeu o Prêmio Selo de Mérito 2024 pelo trabalho realizado através do programa Credihabita. A premiação, composta por troféu e certificado, foi entregue no dia 6 de dezembro, durante o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Curitiba.

O prêmio Selo de Mérito é promovido pela ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e o (FNSHDU) Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano com o objetivo de estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.

 

Tags: 181 casas foram entregues para as famílias da antiga comunidade do MandelaAo todo
Post

Idoso é vítima de latrocínio, corpo é encontrado e quatro são presos pelo crime em MS

Próximo

Rapaz com passagens policiais por tráfico é baleado e morre em Ponta Porã

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS
Novidades

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

by Alan Diógenes
2025/10/26
0

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) encaminhou ofício ao Procon-MS...

Ler mais...
Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

2025/10/26
Justiça: Santa Casa deverá ajustar local de trabalho, após práticas de assédio moral

Médicos da Santa Casa de Campo Grande protestam na segunda-feira contra 5 meses de atraso salarial

2025/10/26
ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

2025/10/26
Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

2025/10/26
Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

2025/10/26
Dia do Hambúrguer celebra uma das iguarias mais versáteis da gastronomia mundial

Burger Fest chega a Campo Grande e 9 hamburguerias disputam o título de melhores do Brasil

2025/10/26
Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

2025/10/26
ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

2025/10/26
Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

2025/10/25
Ler mais...
Próximo
Rapaz com passagens policiais por tráfico é baleado e morre em Ponta Porã

Rapaz com passagens policiais por tráfico é baleado e morre em Ponta Porã

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Planta que nasce na calçada de casa pode mudar a vida da sua família e você só precisa de 1 folha

Planta que nasce na calçada de casa pode mudar a vida da sua família e você só precisa de 1 folha

7 de Dezembro de 2024
Senador cumpre compromisso de melhorias para região de fronteira

Senador cumpre compromisso de melhorias para região de fronteira

20 de Março de 2024
Idoso é encontrado morto com 10 facadas e suspeita é de latrocínio em MS

Idoso é encontrado morto com 10 facadas e suspeita é de latrocínio em MS

25 de Fevereiro de 2023
Com troca para Auxílio Brasil e 60 mil inscritos irregulares no  CadÚnico, Prefeitura faz atualizações

Com troca para Auxílio Brasil e 60 mil inscritos irregulares no CadÚnico, Prefeitura faz atualizações

8 de Novembro de 2021
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.