CARTA ABERTA: “A ADUFMS torna pública sua preocupação e contrariedade com as alterações do Estatuto da UFMS propostas pela reitoria da UFMS, que foram votadas na nesta quinta-feira (8), em reunião do Conselho Diretor e no Conselho Universitário no dia9 de abril.
(…)Trata-se de uma mudança estrutural profunda, porque o modo de financiamento privado, com assento nos conselhos da instituição, afetará diretamente a autonomia científico-pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial da Universidade. Acreditamos ser este o primeiro passo para a transferência do controle da gestão que se tornará refém dos ditames da lógica empresarial, camuflando, escamoteando de forma perversa ideias contidas do programa “Future-se”. Busca portanto a desobrigação do Estado com o financiamento de vários pilares da universidade, como deixa claro inclusive a inserção do pilar “empreendedorismo”, ou seja a universidade para justificar seu papel deve necessariamente empreender. A proposta foi apresentada ao conselheiros no último dia 1 de abril sem o debate mínimo necessário na comunidade universitária para alterações desta magnitude. Nesse sentido, temos a dizer que esse processo está sendo realizado à revelia da comunidade acadêmica.(…)”
Segundo o presidente da ADUFMS, Marco Aurélio Stefanes, tratam-se de alterações profundas na UFMS e poucos na comunidade têm conhecimento. “A proposta foi apresentada de surpresa pela reitoria, querem aprovar já na próxima reunião.Mais uma vez a gestão da UFMS age de forma antidemocrática e anticonstitucional. Precisamos nos mobilizar se quisermos evitar o pior”, alerta o professor.
A reunião foi transmitida TV UFMS no YouTube.