Denúncia feita ao site Capivara News tem um vídeo onde mostra a ação de um grupo de cinco jovens, na Rua Boarnerges Lopes, onde fica a UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Emília. Segundo trabalhador da unidade, que pediu para não ser identificado, eles desligaram o padrão de energia elétrica da unidade e cerca de 2 mil unidades de vacinas contra a gripe foram perdidas devido à falta de refrigeração.
Os adolescentes desligaram o padrão durante a noite do sábado (31) e quando os funcionários chegaram na manhã desta segunda-feira (2) perceberam a falta de luz e as vacinas estragadas.
Se levarmos em conta o valor em média de cada vacina, comprada na rede particular, que é de R$ 150; houve um prejuízo de R$ 300 mil aos cofres públicos. Dinheiro este que é pago pela própria população por meio de impostos.
“Estamos tristes, as brincadeiras de jovens causaram um prejuízo para o poder público e quem sai mais prejudicado é a população”, diz uma funcionária da unidade, que vai ter o nome preservado.
A orientação para os funcionários da unidade é informar a população sobre a verdade, ou seja, o que de fato ocorreu.
“Então, em reunião de equipe, pediram para avisarmos a comunidade que estamos sem vacina, e sem previsão de reabrir a sala de vacina, e que poderíamos falar a verdade para a comunidade”.
O caso segue sendo investigado.
Entramos em contato por e-mail pedindo uma posição da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) sobre o ocorrido, na noite de hoje (2), porém até a publicação desta matéria não tínhamos tido um retorno.
Assim que recebermos a nota informaremos os leitores.
Veja o vídeo: