Com o propósito de estimular a participação feminina nos espaços de poder e decisão do país, as tucanas do PSDB de Mato Grosso do Sul entregam neste sábado (10.07), ao Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e ao pré-candidato ao Governo do MS, Eduardo Riedel, uma camiseta reforçando o pedido de apoio a igualdade de gênero. A entrega simbólica será feita pela Presidente do Diretório Estadual, deputada Mara Caseiro.
Dória, que lidera o grupo paulista do PSDB, toma a dianteira e vem a Campo Grande participar das prévias para escolha do candidato tucano à Presidência da República. Ele chega em Campo Grande nesta sexta-feira (9), às 16h, para uma coletiva, na sede tucana e no sábado pela manhã, às 09h, trata das prévias do partido.
A presidente tucana Mara Caseiro destaca a importância da presença das lideranças e dos filiados para reforçar a campanha Mais Mulheres na Política. “Dória é uma liderança nacional do partido e sabe que embora tenhamos tido avanços fundamentais nos últimos anos, especialmente com medidas para ampliar o número de candidaturas femininas, somente 12% dos 70 mil cargos eletivos do país são ocupados por mulheres. Garantir a participação de mais mulheres na política é um desafio complexo e que fará uma diferença esmagadora em direção a igualdade de gênero”.
No Mato Grosso do Sul, apenas seis dos 79 municípios são comandados por mulheres. São as prefeitas de Naviraí, Rhaiza Matos (PSDB); Corguinho, Marcela Ribeiro Lopes (PSDB); Jardim, Dra. Clediane (PSD); Fátima do Sul, Ilda Machado (PSD); Água Clara, Gerolina Alves (PSD); e a mais recente alçada por eleição suplementar, Vanda Camilo (PP). O número é pouco expressivo e revela a necessidade de aumento da representatividade feminina nos Poderes, principalmente pelo fato de as mulheres serem a maioria do eleitorado. No maior colégio eleitoral do Estado, Campo Grande, por exemplo, só duas mulheres forma eleitas para a Câmara dos Vereadores, entre os 29 cargos eletivos, sendo Camila Jara (PT) e Dharleng Campos (MDB). Nos demais municípios do Estado, o PSDB elegeu 43 vereadoras.
Prévias
Dória larga na dianteira a disputa das prévias para escolha do candidato do PSDB à Presidência. O estado de São Paulo possui maior peso de votos, nos quatro grupos que podem votar na eleição interna. Para garantir a escolha do seu nome, Dória começa a viajar o Brasil para conquistar o apoio fechado de no mínimo mais cinco estados.
Pelas regras aprovadas pela executiva nacional do partido, os votantes das prévias tucanas serão divididos em quatro grupos e cada um deles terá participação de 25% na apuração final. Fazem parte da divisão: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais, presidente e ex-presidentes da executiva nacional (grupo 4).
Assessoria.