O auxiliar de limpeza Giovani da Silva, de 24 anos, que hoje trabalha no Hospital El Kadri, em Campo Grande, teve todos os motivos na vida para pensar em desistir de lutar pelos sonhos: ser chef de cozinha e ter a própria casa. Ele decidiu contar sua história de superação para o site CapivaraNews como forma de motivar as pessoas a também se superarem e principalmente não se esquecerem dos sonhos.
Os fatos marcantes que fizeram Giovani mudar o horizonte de vida começaram há 11 anos com a descoberta de um câncer no estômago, e logo mais recente, há cerca de seis meses, o diagnóstico do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
Ele conta que a descoberta do câncer, com 15 anos de idade, foi quando jogava bola com os amigos na festa de fim de ano de 2010 para 2011. “Levei uma bolada no abdômen, senti fortes no momento, mas depois passou. No entanto, naquele dia comi melancia, carne de porco e minha barriga começou a inchar até ao ponto de eu chegar a desmaiar de fortes dores, sem conseguir ir ao banheiro”, conta.
Preocupada com a situação, a mãe de Giovani junto com a sua madrinha deram remédios caseiros, o que não resolveu e então levaram o adolescente ao médico. No hospital só davam soro e mandavam-no retornar para casa. Até que a mãe decidiu tomar uma atitude mais energética. “Voltamos ao hospital e minha mãe disse que não sairia dali porque eu estava morrendo. Chamaram o único médio da cidade, o Dr. Nelson, nessa época morávamos em Miranda, e ele viu que o caso era grave e me transferiu para Campo Grande”, explica Giovani.
Na Capital, o rapaz foi atendido por uma médica gastroenterologista, que ele se lembra bem o nome: Dr. Luciana Bento Araújo. Ela reuniu uma equipe de dez médicos e juntos descobriram o câncer. “Era preciso fazer uma cirurgia porque o câncer já tinha tomado parte do meu estomago, mas não era possível porque eu mais eu estava muito debilitado e corria risco de morte na sala de cirurgia”.
Foi ai que veio um “milagre”, afirma Giovani. “Numa manhã veio um homem todo de branco iluminado até a mim no quarto e disse no meu ouvido: você não vai morrer, pois você é meu filho, foi quando ele pegou na minha barriga e eu desmaiei. No outro dia perguntei pra minha mãe se ela tinha visto o homem, ela chorou e disse que não. Por incrível que pareça, depois desse dia os médicos fizeram mais exames e disseram que era como seu eu nunca tivesse tido câncer”, completa.
HIV
Se não bastasse a superação do câncer, em abril deste ano Giovani descobriu o HIV. Diz que não saber como contraiu, pois sempre se relacionou com proteção. “Foi um choque pra mim. Fui mandado embora da empresa de limpeza onde eu trabalhava. Inventaram desculpas sobre período de experiência, mas eu sei que era por causa da minha doença. Entrei em depressão, tentei nove vezes o suicídio, pensei não ia arrumar outro emprego, que ninguém ia mais querer namorar comigo, que não ia mais ter amigos. Uma vez no viaduto do Shopping Campo Grande, um jovem que fazia caminhada me ajudou a não fazer besteira, dizendo que ele e Deus me amava. Eu comecei a falar com Deus sozinho quarto. Ele me tirou da depressão e a ansiedade de mim”, salienta Giovani.
Nova Superação
Depois do episódio, o jovem foi distribuir currículos pela cidade. Logo ligaram do Hospital El Kadri para ele. “Outro dia fui fazer entrevista, levantei 5hrs da manhã fui e falei Deus está em suas mãos. No mesmo dia passei na entrevista, fiz exames, pois no outro dia já ia começar a trabalhar. Até hoje estou lá, foi a única empresa que não me olhou torto, que me aceitou do jeito que sou: homossexual e com HIV. Eu tenho que agradecer todos do hospital, desde o pessoal do RH ao dono que me deu esse emprego. Única empresa trabalhei em a toda minha vida que vejo pessoas cumprimentando uns ao outros. Lá ninguém trabalhar com cara amarrada, todos são felizes”.
Sonhos
Além deste serviço, Giovani montou uma empresa autônoma de higienização, a GS Home Cleaning. O trabalho é de faxina domiciliar. O telefone para contratação é 67 999086881.
Com essa nova renda, ele pretende sair do aluguel e fazer uma faculdade de Gastronomia. “Todos os dias assisto Master Chef e me vejo lá, amo muito cozinha. Quero conquistar meus sonhos, meus objetivos e se Deus quiser abrir um restaurante na Avenida Afonso Pena”, destaca.
Por isso, nas folgas, o jovem faz faxinas, divulgações em grupos de WhatsApp, Facebook trabalha de garçom e cuidador de idosos. “Por aí vai… temos que correr atrás dos nossos sonhos… pois sea gente não correr atrás, quem vai….porque o que cai do céu, é só chuva!, finaliza.
Giovani ainda lembra que precisa arcar com despesas de um advogado para arrumar os documentos da mãe, que estão irregulares por não constar o nome da mãe dela, ou seja, sua avó. Isso tem dificultado atendimento em saúde, entre outros serviços.
Quem quiser mais informações e puder ajudar Giovani, pode entrar contato também pelo telefone: 67 9887-5192.
Acesse o Instagram da empresa de Giovani.