Sobre o incidente recente ocorrido em Campo Grande com o empresário Paulo Roberto Hans, que havia sido submetido a procedimento de cirurgia plástica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) – Regional Mato Grosso do Sul encaminha a seguinte nota à imprensa:
A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA (SBCP) – REGIONAL MATO GROSSO DO SUL VEM, RESPEITOSAMENTE, EMITIR A SEGUINTE NOTA À IMPRENSA:
Considerando o lamentável incidente ocorrido com o Sr. PRH, de 66 anos, que já se encontrava em seu domicílio 1 (um) dia após ser submetido a um procedimento de cirurgia plástica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional MS manifesta-se com o que segue:
Solidarizamo-nos com a família enlutada.
O entendimento e a orientação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são pelo fiel cumprimento de normas, protocolos e critérios científicos que maximizem a segurança do paciente, qualquer que seja o procedimento ao qual seja submetido.
Faz-se necessário ponderar que não se pode negar a existência de riscos inerentes ao exercício da Medicina, mesmo que todas as regras da Lex Artis sejam criteriosamente e rigorosamente cumpridas dentro da ética e do zelo profissional. Insucessos e complicações podem ocorrer por fatos previstos, todavia às vezes inevitáveis, ainda que se tenha seguido todos os protocolos exigidos para cada caso. Algumas complicações fogem ao controle do médico e da Medicina.
Não se pode olvidar que qualquer análise superficial e não baseada em objetos concretos e exames periciais acerca dos fatos ocorridos se trataria de mera especulação e exploração sensacionalista de um momento tão delicado.
Não obstante, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, no âmbito de suas funções, somente se manifestará mais objetivamente sobre o caso após um possível e, se necessário, pronunciamento dos órgãos oficiais acerca dos fatos.
Campo Grande, 06 de agosto de 2022
SBCP – Regional MS