Mais um inacreditável capítulo da guerra. No final de semana, a agência de energia atômica da ONU fez um alerta de risco real de desastre na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior em atividade na Europa.
O que está acontecendo? Ao longo da sexta-feira e do sábado, foram realizados vários bombardeios à usina, danificando seriamente uma unidade de energia — o que gerou o risco de vazamentos radioativos.
- Com muito disse-me-disse, ainda não se sabe quem ordenou os ataques. A companhia estatal ucraniana acusa as forças russas, enquanto os russos dizem ter sido obra dos ucranianos.
Zona estratégica. Zaporizhzhia foi ocupada pelas forças russas em março, mas ainda é operada por ucranianos, e tem sido ponto de partida de vários ataques com armamentos pesados, por gerar muitos riscos se for atacada.
Segundo o diretor-geral da agência, os ataques ainda não geraram maiores riscos à região, mas podem ter consequências catastróficas. Por isso, ele pediu pela inspeção do local, para certificar que não existem riscos.
Fonte: The News CC