A parceria entre o Sesi e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul está proporcionando educação tecnológica para estudantes de duas escolas públicas de Bonito. Cerca de 330 alunos do ensino fundamental devem ser atendidos até dezembro, por meio de oficinas com professores credenciados.
A iniciativa foi implementada na Escola Estadual Luiz da Costa Falcão e na Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira. A aula inaugural do projeto foi realizada na última terça-feira (06/08).
O objetivo é apresentar aos estudantes o que há de mais moderno no ensino a partir da metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além do aprendizado da robótica educacional com peças de Lego. Trata-se de uma metodologia pedagógica reconhecida nacionalmente, que pode ser customizada de acordo com a necessidade de cada município.
O superintendente regional do Sesi, Régis Borges, ressaltou a integração entre os estudantes das escolas públicas e da Rede Sesi de Educação por meio do ensino da tecnologia.
“Estamos iniciando em Bonito uma jornada de educação tecnológica, levando a metodologia Sesi para as escolas com a missão de desenvolver jovens com habilidades e competências para o mundo do trabalho. Alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental terão aulas de robótica e também passam a integrar o Circuito Sesi de Robótica, podendo competir com as Escolas Sesi em nível estadual”, destacou.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, afirmou que o projeto faz parte de um plano maior, que é transformar Bonito em uma cidade ecocriativa.
“Estamos trabalhando para que esses jovens possam ter mais oportunidades de vida no futuro. É o turismo e a educação fazendo a diferença, promovendo desenvolvimento sustentável para que no futuro a gente tenha cidadãos conscientes e responsáveis”, disse.
A secretária municipal de educação e cultura, Eliana Fregato, agradeceu aos parceiros por proporcionar novas perspectivas aos alunos de Bonito.
“Somos gratos ao Sesi e à Fundação de Turismo por essa parceria. Para nós, a robótica vai aprimorar o aprendizado, proporcionar aulas mais dinâmicas e criativas, fortalecer ainda mais o vínculo desses jovens com a escola”, afirmou.
“Está sendo uma alegria receber esse projeto inovador, com profissionais capacitados pelo Sesi. Além do que já aplicamos para os nossos alunos, a gente procura ter o máximo de cuidado possível para oferecer educação de qualidade. É uma felicidade muito grande receber o projeto de robótica em nossa escola”, pontuou a diretora da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, Mariele Augusta de Oliveira.
“O projeto é muito atraente porque demonstra e traz aos alunos uma perspectiva diferente daquela que eles têm hoje. Para nós enquanto escola é muito interessante, porque a gente busca a formação de profissionais com essas habilidades adquiridas no futuro”, concluiu o diretor da escola Durvalina Dorneles Teixeira, Livanildo Fernandes da Silva.
Como funciona a formação tecnológica para municípios
A solução criada pelo Sesi MS é composta por oficinas que estimulam o uso de metodologias com abordagem STEAM integradas ao uso de tecnologias educacionais. O objetivo é aprimorar o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para o século 21.
A metodologia baseia-se em quatro pilares: iniciação científica, design, pensamento computacional e letramento digital. Nas aulas de robótica, os alunos trabalham com peças de Lego e são acompanhados por professores e articuladores especializados. Prefeituras podem aderir ao projeto com ou sem transferência de tecnologia.
Outros municípios estão em fase de implementação da formação tecnológica. Ao firmar parceria com o Sesi MS, o município garante que suas escolas estejam na vanguarda da educação tecnológica.
Serviço – Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp: 0800 723 7374.