Postagem de uma conveniência localizada na Avenida Nove, na Vila Nova Campo Grande, causou polêmica entre os internautas sobre a relevância do fato. Acontece que por volta de 14h30 desta sexta-feira (28) uma mulher furtou uma carteira de cigarros e o proprietário postou a foto dela para alertar os demais comerciantes e até mesmo a população da região.
Algumas pessoas questionaram o “tamanho” do furto para ele ter exposto a imagem da autora, que aparece nas fotos de saia longa, aparentando ser uma senhora e mãe. Apesar da discussão, os comentários foram mais a favor do dono da Gringo’s Conveniência.
Ele contou que a autora pediu os cigarros para sua funcionária e saiu correndo sem pagar. “Na realidade, quando divulgamos não foi por causa do prejuízo em si e sim como sinal de alerta aos moradores, que não tem o mesmo sistema de segurança como câmeras, etc. Pessoas mal intencionadas podem chegar à casa de algum morador e causar um prejuízo maior. O intuito é a ajuda mútua mesmo”, explicou.
O proprietário continua. “Como ela tem vários casos. Mas, divulgamos apenas pra tentar fazer com que os moradores fiquem mais atentos e se protejam. Uma carteira de cigarros pra nós é nada, mas pra muitos talvez seria prejuízo se ela levar algum bem, embora por distração do morador”, completa.
Na publicação, que teve 84 curtidas, mais de 70 comentários e 32 compartilhamentos, encontramos opiniões diferenciadas: “Tem que compartilhar mesmo tenho comércio…roubam cigarros, roubam bancos, só quem é bandido rouba, gente humilde pede, acorda gente…aquele que rouba no mercado para alimentar a família é pior, porque pedir não é vergonhoso, vergonhoso é roubar e de vítima chega né”, diz uma internauta.
Outra diz: “Seja o que ela for: doida, louca, drogada! Fome! Viciada! roubou é ladrona! E lugar de ladrão é atrás das grades”, comenta.
José diz: “Rapaz, como pode uma velha roubar cigarros”.
As fotos da publicação foram inseridas na reportagem porque temos a visão de que todo tipo de crime por menor que seja não deixa de ser crime.
O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Já o roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência.