A escritora Mara Calvis traz um projeto literário que visa unir cultura e preservação ambiental na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O projeto, intitulado “Ler, para Conhecer Campo Grande pelos córregos, preservar e divulgar o município aos moradores e visitantes”, foi contemplado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo (MTur), da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), mais conhecida como Lei Rouanet, PRONAC 220616.
O projeto tem como objetivo principal sensibilizar e educar a população sobre a riqueza natural e histórica de Campo Grande, especialmente seus 33 córregos, o rio Anhanduí e quase 100 nascentes, todos lamentavelmente poluídos com resíduos. Para alcançar esse objetivo, Mara Calvis conta a história e a geografia da cidade por meio de seu livro “As Aventuras de Ygor, o Peixe Barbado”. A narrativa leva os leitores em uma jornada pelos pontos turísticos, prédios, praças e igrejas, acompanhada por imagens que auxiliam na contextualização geográfica, além de mapas das 11 microbacias e dos bairros da cidade.
Um diferencial desse projeto é que os livros ganharam versões também em Inglês e Espanhol, além da edição original em Português e, para que a história pudesse chegar a ainda mais crianças e para espalhar a ideia da preservação para mais lugares do mundo, o livro “As Aventuras de Ygor, o Peixe Barbado” ganhou formato de audiobook nos três idiomas. O projeto tem também o patrocínio da Solurb.
Os audiobooks estão disponíveis gratuitamente em https://www.youtube.com/watch?v=267W4Mutaqw (Inglês), https://www.youtube.com/watch?v=XrgjMwtQf1Q (Português) e https://www.youtube.com/watch?v=267W4Mutaqw (Espanhol).
Visitas – No último dia 25, Mara realizou a entrega das três versões do livro “As Aventuras de Ygor, o Peixe Barbado” para as escolas municipais presencialmente na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED). Além disso, ela está organizando visitas a escolas municipais e estaduais durante todo o mês de outubro. “Todas as escolas públicas, municipais, e EMEIS estaduais, num total de mais ou menos 300 escolas de Campo Grande vão receber as três versões”, explica a escritora que destaca que as entregas serão realizadas durantes as visitas ou via malote.
As escolas municipais incluídas na programação deste mês são: EM Professor Carlos Henrique Schrader, EMEI Antonio Rustiano Fernandes, EM Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, EM Sulivan Silvestre Oliveira e EMEI Georgina Ramires da Silva.
Nas escolas estaduais, Mara Calvis estará presente nas seguintes instituições: EE Costa Vieira, Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone e Escola Estadual Lino Villachá.
Mara Calvis tem a convicção de que a educação é o caminho para a conscientização e preservação do meio ambiente, e seu projeto é uma valiosa contribuição para a cidade de Campo Grande. “A entrega dos livros representa um passo importante em direção a uma comunidade mais consciente e engajada na preservação de seus recursos naturais”, pontua.
Para mais informações sobre o projeto “Ler, para Conhecer Campo Grande pelos córregos, preservar e divulgar o município aos moradores e visitantes”, o contato é o (67) 9227-5169.