O arroz é um dos alimentos mais consumidos durante todo o ano e, claro, não poderia ficar de fora das celebrações de Natal e Ano Novo. Versátil, o grão permite inúmeras combinações e protagoniza grandes receitas, dignas de datas memoráveis como as do período. Mas diante de tantas possibilidades e o desejo de inovar nas apresentações, a partir de pratos que vão além do tradicional arroz branco, às vezes surge a dúvida de qual seria a variedade mais apropriada para cada tipo de proteína.
Tanto o arroz vermelho quanto o arroz negro, por exemplo, possuem textura firme e sabor amendoado, podendo ser servidos quentes como acompanhamento para peixes, frutos do mar, carnes vermelhas, aves e pratos agridoces, defumados ou apimentados. Frios, combinam com sabores cítricos e refrescantes, ideal para pratos que levam folhas, frutas e verduras, como as saladas.
Já o arroz selvagem tem por característica ser um grão firme, com interior macio. Seu sabor, semelhante ao de avelãs torradas e chá preto, harmoniza com aves, carnes vermelhas, batatas assadas e carboidratos em geral. Pode ainda ser cozido e incorporado ao preparo de outros arrozes e pratos mais elaborados.
Agora, se o menu conta com carnes e frutos do mar ricos em condimentos, o aromático arroz jasmine é ideal para acompanhar pratos de sabores fortes e picantes. Seu aroma levemente delicado, que lembra flores de jasmim, faz com que ele harmonize também com receitas que levam frutas como abacaxi, leite de coco, ervas frescas e gengibre. O mesmo vale para o arroz basmati, que combina muito bem com pratos de sabor forte e marcante, a partir de seu aroma característico de nozes e paladar adocicado.
Pensando em contribuir com ideias e dicas para o preparo dos pratos das ceias de final de ano, que levam o arroz como base e podem acompanhar os tradicionais assados, a marca Tio João reuniu algumas receitas especiais, compartilhadas a seguir. Confira.
Risoto Bianco com Alho Doce e Pesto
Ingredientes
Para o alho doce:
1 cabeça de alho 1 colher (sopa) de Azeite Nova OlivaPara o pesto:
1 maço de manjericão fresco 1 dente de alho pequeno ¾ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão 2 colheres (sopa) de pignoli, castanha de caju ou nozesPara o risoto:
2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva 1 cebola pequena picada 1 xícara (chá) de Arroz Tio João Variedades Mundiais – Carnaroli ½ xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml) Cerca de 1 litro de caldo quente de legumes ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal Sal e pimenta do reino Pignoli ou castanhas para decorarModo de Preparo
Prepare o alho doce: tempere a cabeça de alho com azeite e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido, a 220° C, por 30 minutos. Retire do forno, espere esfriar e descasque. Reserve.
Faça o pesto: bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta.
Faça o risoto: em uma frigideira, aqueça o azeite e murche a cebola e o alho doce. Adicione o arroz e frite rapidamente. Despeje o vinho branco e mexa até que seque. Em seguida, vá juntando o caldo de legumes até cobrir o arroz e mexa sem parar, até secar. Repita esse processo até que o arroz fique “al dente”. Quando estiver cozido, desligue o fogo, adicione o queijo parmesão e, por último, a manteiga. Tempere com sal e pimenta. Sirva com o molho pesto e decore com pignoli ou castanhas.Arroz de Forno com Bacalhau e Nata
Ingredientes
3 xícaras (chá) de Arroz Tio João 100% Grãos Nobres (540 g)
4 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva (60 ml) 1 cebola média picada 300 g de bacalhau dessalgado em lascas médias Sal e pimenta a gosto 150 g de nozes picadas 150 g de queijo parmesão ralado ½ maço de salsa picada 300 g de nata (ou requeijão) 3 ovos cozidos cortados em rodelas 100 g de azeitonas pretas sem caroçoModo de Preparo
Prepare o arroz de acordo com as instruções da embalagem, deixe esfriar e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure a cebola. Logo em seguida, junte o bacalhau e tempere com a pimenta. Caso necessário, adicione sal a gosto. Em uma tigela misture o arroz, o bacalhau, 100 g de nozes, o parmesão, a salsa picada e por último a nata. Coloque em um refratário. Por cima, disponha as rodelas de ovo, as azeitonas e o restante das nozes. Regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 200°C até aquecer.
Dois Cereais à Tailandesa
Ingredientes
1 xícara (chá) de Arroz Tio João Variedades Mundiais – Selvagem (150 g)
Sal a gosto 1 xícara (chá) de Arroz Tio João 100% Grãos Nobres (170 g) 2 colheres (sopa) de óleo 1 colher (chá) de curry em pó 360 g de peito de peru defumado em cubos pequenos ½ abacaxi médio em cubos pequenos ½ xícara (chá) de vinho branco (100 ml) 4 ramos de salsa lavados e picadosModo de Preparo
Prepare o arroz selvagem: lave os grãos, trocando a água várias vezes até que fique transparente. Coloque-os em uma panela média, acrescente 4 xícaras (chá) de água fria, 2 colheres (chá) de sal e leve ao fogo forte até abrir fervura. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada por cerca de 35 minutos. Escorra o arroz e reserve-o.
Prepare o arroz tradicional: aqueça 2 colheres (sopa) de óleo em uma panela. Junte o arroz e deixe-o fritar, mexendo bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente e sal. Cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque.Enquanto isso, em uma frigideira já aquecida, esquente o curry por 30 segundos. Acrescente o peito de peru e o abacaxi (junto com o caldo que a fruta libera). Quando o abacaxi começar a murchar, acrescente o vinho e mexa por 5 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, misture os dois tipos de arroz ao molho, salpique a salsa e sirva em seguida.