Em momento de descontração, lazer e interação social, a Prefeitura de Campo Grande promoveu na tarde desta quinta-feira (12), atividades na programação da Cidade do Natal especialmente para estrangeiros acolhidos em instituições conveniadas ao Executivo Municipal.
“O papel da Prefeitura é abraçar Campo Grande, abraçar todas as pessoas que aqui estão e por que não a Cidade do Natal? Além das pessoas estrangeiras que buscam uma nova oportunidade de vida em nossa cidade receberem toda a assistência da administração, em todo o tempo e hoje resolvemos abrir para eles, para ter um momento de alegria e interação, assim como já abrimos para outros públicos especiais nessa temporada”, disse a prefeita Adriane Lopes, que acompanhou a ação.
Yovane Rondón, 27 anos, chegou em Campo Grande há duas semanas. Veio da Venezuela com a esposa, Andreina Alvares e a filha de quatro anos, Ariana Rondon para buscar uma nova vida na Capital. “Estou em busca de oportunidade de trabalho. Tenho experiência como auxiliar de pedreiro e estou só esperando meu CPF ficar pronto para ir a Funsat (Fudanção Social de Trabalho). Hoje nos trouxeram aqui para curtir a Cidade do Natal. Vocês, brasileiros, são muito hospitaleiros”, disse.
A venezuelana Dairy Yanes também curtiu a programação junto ao seu filho Dilan, de três anos. “O que mais gostei em Campo Grande foi da beleza da cidade e as pessoas, que são muito humanitárias. Adorei conhecer a Cidade do Natal e esse parque logo em frente (Nações Indígenas). Tudo muito bonito aqui”. Dayre está na Capital desde dezembro e busca trabalho como manicure ou auxiliar de cozinha, duas de suas especialidades.
Os estrangeiros visitantes da Cidade do Natal são acolhidos pela Casa Resgate, conveniada à Prefeitura. “Estamos aqui desde outubro, saí de meu país para buscar melhor qualidade de vida para minhas filhas (Ahisamar de 08 anos e Alahia, 04 anos). Estou somente aguardando receber meus documentos para começar a trabalhar. Mas minhas filhas já estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino e começam a estudar em fevereiro. Estou muito feliz em viver aqui”, Sheila Corser, também venezuelana.
Já o Argentino Emir Argel, está em Campo Grande depois de uma longa caminhada após sair de seu país e encontrar como refúgio a Capital do MS. “Saí da Patagônia na Argentina e já percorri o Uruguai, Bolívia e Paraguai até entrar no Brasil por Bela Vista (MS). Cheguei aqui e sinto que achei meu lugar. Estou encantado por Campo Grande, boas pessoas, respeitosas”.
Cidade do Natal
O local segue até o dia 15 de janeiro. A programação tem cortejo musical, Parada Natalina, trenzinho, presépio que conta em sua decoração, com uma árvore Oliveira de 200 anos. Além da Casa do Papai Noel, o local conta com praça de alimentação com 11 tendas gourmet – que fazem referência a prédios históricos de Campo Grande, como por exemplo o Colégio Oswaldo Cruz, Pensão Pimentel, Hospedaria Ramalho, Hotel Americano, Casa do Artesão, entre outros -, com refeições em valores acessíveis a partir de R$ 10.
Além da roda gigante, há outras novidades relacionadas à acessibilidade, incluindo a instalação de piso tátil para pessoas com deficiência visual. A programação diária das atrações culturais e demais informações podem ser conferidas no endereço eletrônico https://natal.campogrande.ms.gov.br/