Acontece nos dias 24 e 25 de março, no auditório da Câmara Municipal, a IX Conferência Municipal de Saúde de Campo Grande. O encontro deste ano tem como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
A Conferência de Saúde é um espaço democrático de discussão, construção e fomento de políticas públicas voltadas à defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento da rede pública de saúde.
“A mobilização e participação popular, dos trabalhadores e usuários do sistema público de saúde, é fundamental neste processo de construção, mobilização e produção de resultados que, de fato, possam contribuir com a melhoria das instituições gestoras da saúde e da qualidade de vida das pessoas”, destaca. Não há nenhum outro país no mundo em que se tenha essa expressiva participação da comunidade na formulação e no controle da execução da política pública de saúde”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites.
O encontro é realizado a cada quatro anos e conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federal.
O objetivo é discutir a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo soluções, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela secretaria de saúde, além de aprovar diretrizes para as políticas de saúde e eleger os delegados para a conferência estadual e nacional de Saúde.
Antes da etapa municipal, acontecem as conferências locais nas unidades básicas de saúde (UBS), de saúde da família (UUSFs), Centros Regionais de Saúde (CRS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que contam com a participação de diversos setores da sociedade.
Essa participação é fundamental para estabelecer diálogos acerca da saúde como direito e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social dos recursos da saúde – com ampla representação da sociedade -; avaliar a situação de saúde; elaborar propostas a partir das necessidades de saúde; e, participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do município.
A conferência é coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e subsidiará os trabalhos da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para julho do próximo ano.
As deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
Programação
Dia 24 de março
- Matutino
7h30 – Credenciamento / Café da manhã
8h30 – Apresentação cultural
8h50 – Abertura / composição mesa de trabalhos
9h20 – Leitura do regulamento
10h10 – Palestra de inauguração – Dra. Beatriz Figueiredo Dobashi
10h30 – Palestra temática eixo III – Fernanda Lou Sans Magano
11h – Debate
111h30 – Intervalo almoço
- Vespertino
13h – Apresentação cultural
13h50 – Abertura / composição mesa de trabalhos
14h – Palestra temática eixo II – Maria Antônia C. de Souza Kuendig
14h40 – Debate
15h10 – Aprovação das propostas
15h30 – Coofee Break
16h – Encerramento
Dia 25 de março
- Matutino
7h30 – Café da manhã
8h – Apresentação cultural
8h20 – Abertura / composição dos trabalhos
8h30 – Leitura e aprovação das novas propostas
11h – Intervalo almoço
- Vespertino
13h – Apresentação cultural
13h50 – Abertura / composição mesa de trabalhos
14h – Apresentação das propostas
15h -Eleição dos delegados por segmento
15h40 -Apresentação e aprovação das moções
16h – Homologação dos delegados eleitos
16h20 – Coffee Break
17h – Foto oficial e encerramento