O Hospital Cassems de Aquidauana inaugurou, no dia 1º de setembro, o novo serviço de Ressonância Magnética, resultado de uma parceria com a clínica DIAG. A iniciativa representa um avanço significativo para o atendimento em saúde na região, oferecendo tecnologia de ponta e maior comodidade aos beneficiários da instituição e à população de municípios vizinhos.
O equipamento adquirido é um Siemens Essenza, de 1,5 Tesla, campo fechado, que possibilita a realização de exames em todas as partes do corpo, incluindo as mamas. Reconhecido mundialmente por sua alta precisão diagnóstica e versatilidade clínica, o aparelho conta com robôs de precisão para posicionamento, operados por telecomando, garantindo maior exatidão nos resultados e mais conforto ao paciente durante o procedimento. Com tecnologia avançada, proporciona imagens de alta resolução e contrastes detalhados, permitindo diagnósticos mais seguros e precoces em diferentes áreas médicas, como neurologia, ortopedia, oncologia, cardiologia e ginecologia. Além disso, realiza exames de forma mais rápida e silenciosa, reduzindo a sensação de claustrofobia e oferecendo mais bem-estar ao paciente.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 11h. Com essa estrutura, além de Aquidauana, moradores de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque e Porto Murtinho também serão beneficiados.
Para a secretária Municipal de Saúde e de Saneamento Básico de Aquidauana, Sandra Maria Santos Calonga, o novo serviço de ressonância magnética no município é um avanço tanto para a saúde pública, quanto privada. “A fila do SUS é muito extensa. Leva cerca de dois anos para uma pessoa conseguir realizar o seu exame. Além disso, estamos mandando nossos pacientes para Corumbá, para fazer esse tipo de exame. Além de ser mais cansativo, é investimento também em transporte e mão de obra”, explicou a secretária.
A implantação do serviço traz benefícios diretos aos beneficiários da Cassems, que passam a contar com um acesso mais rápido e próximo ao exame, sem a necessidade de se deslocarem até Campo Grande, o que representa mais conforto e redução de custos. O novo serviço também proporciona agilidade no diagnóstico, permitindo identificar doenças de forma precoce e precisa, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso nos tratamentos. Além disso, a ressonância magnética é um exame não invasivo e sem radiação ionizante, oferecendo mais segurança e sendo indicado para o acompanhamento de diversas condições de saúde.
O gerente do hospital, Júlio Rossi, relembra com emoção a trajetória da unidade: “Quando iniciamos os atendimentos no hospital, realizávamos apenas exames simples, como o raio-x. Naquela época, a ressonância magnética parecia um sonho distante. Hoje, ver esse sonho se concretizar e estar disponível para a nossa comunidade é motivo de orgulho e de esperança para o futuro da saúde em Aquidauana.”
Do ponto de vista do sistema de saúde, a novidade contribui para descentralizar o atendimento e melhorar a distribuição dos serviços no interior do Estado. Ao fortalecer a rede hospitalar regional, o Hospital Cassems de Aquidauana amplia sua resolutividade e passa a oferecer suporte a diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, oncologia e cardiologia. Outro ponto importante é a redução das filas de espera, já que a população terá mais um ponto de atendimento disponível no Estado.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, disse que desde a inauguração do hospital, em 2008, o objetivo sempre foi ajustar o atendimento de forma a atrair mais profissionais e, com isso, melhorar o suporte de diagnóstico. “Quem mora em Aquidauana, ou em alguma cidade do interior, já teve alguém da família, ou algum amigo, ou algum conhecido que precisou sair correndo para fazer uma consulta, um exame, para poder ser tratado em alguma situação de urgência ou emergência, correndo os riscos inerentes da estrada, inerentes de uma doença. À medida que nós fomos desenvolvendo esse hospital, nós trouxemos mais especialistas, mais profissionais, fizemos algumas parcerias, a mamografia, raio-x e agora a ressonância. A ressonância magnética, a única de toda a região, vai mudar a capacidade do corpo clínico em realizar diagnósticos”, salientou o presidente.
O impacto social e regional da iniciativa também é expressivo. Com diagnósticos mais rápidos e precisos, pacientes ganham em qualidade de vida e prevenção de complicações. A cidade de Aquidauana passa a se destacar como referência em exames de imagem, valorizando ainda mais o município e fortalecendo sua importância na rede de saúde sul-mato-grossense.
Com a implantação do novo serviço de Ressonância Magnética, a Cassems reafirma seu compromisso em descentralizar a saúde de qualidade em Mato Grosso do Sul, investindo em tecnologia, inovação e atendimento humanizado para oferecer mais segurança e resolutividade à população