• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Domingo, Outubro 26, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Saúde

Home Care: Do pós-guerra à atualidade, Defensoria de MS explica como funciona e quem tem direito

Redação Capivara News by Redação Capivara News
21 de Outubro de 2022
in Saúde, Saúde e Bem estar, Últimas Notícias
0
Home Care: Do pós-guerra à atualidade, Defensoria de MS explica como funciona e quem tem direito
Share on FacebookShare on Twitter

O Home Care, que traduzido significa Atenção Domiciliar ou Cuidado em Casa, surgiu nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. O propósito da medida, conforme experiência da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, não se diferencia em tempos atuais, considerando o benefício na recuperação do paciente e a economia com a liberação de vagas hospitalares.

O defensor público Hiram Nascimento Cabrita de Santana, titular do 1ª DP de Atenção à Saúde (NAS), que recentemente palestrou na V Jornada Nacional de Direito da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), explica a origem, o conceito e como foi a institucionalização dessa prática no decorrer dos anos.

Post+

ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

“Em palavras diretas, o Home Care é uma atividade continuada com oferta de recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos para pacientes com condições clínicas complexas e que demandem assistência semelhante a oferecida em ambiente hospitalar”, explica o defensor. 

Esta é mais uma produção do quadro educação em direitos.

Quando surgiu?
O Home Care surgiu nos EUA depois da Segunda Guerra Mundial, evidentemente com inúmeras vítimas precisando do serviço. É desse período a institucionalização e a profissionalização da prática para liberar leitos hospitalares e oferecer um ambiente mais favorável a recuperação das pessoas.

“A partir da década de 70 houve uma expansão importante da sua implantação, por motivos epidemiológicos e demográficos. No entanto, no Brasil, com base na experiência da Defensoria de MS, o que se observa é que a ainda hoje os serviços ofertados estão aquém das necessidades da população”, afirma.

homcare2
Tropas dos EUA desembarcam na Normandia, na França, durante o Dia D (Foto: Photo12/Universal Images Group via Getty Images)

Atuação da Defensoria de MS

Diante da dificuldade na garantia da assistência, a Defensoria de MS passou a se aperfeiçoar na temática em 2017, ano em que inúmeros pacientes começaram a ser encaminhados à instituição pelos hospitais.

“Recebíamos receitas, prescrições com inúmeros serviços e isso gerou uma preocupação porque passamos a aparelhar a justiça com diversas ações para conseguir a obtenção do home care. Criamos, então, um questionário que inclui uma tabela de complexidade usada por planos de saúde, para que a necessidade da assistida ou do assistido seja registrada e compreendida. Esse questionário bem preenchido serve para caracterizar que, de fato, aquele assistido não é um aventureiro jurídico, ele está ali porque existe uma indicação médica e precisa do serviço, que não está sendo oferecido pelo SUS”, pontua o defensor.

Fatores que contribuem para o aumento da necessidade do serviço

• Envelhecimento da população;
• Aumento de doenças crônicas, que leva a uma sobrevida dependente de recursos de alta tecnologia;
• O desenvolvimento de novas tecnologias levando, inclusive, à mudança de prognóstico de inúmeras doenças;
• Crescimento da demanda por serviços de saúde tornando a disponibilidade de leito insatisfatória;
• Necessidade de redução de custos financeiros; e
• A busca pela humanização da assistência à saúde.

Vantagens para o paciente, família e SUS

A primeira vantagem é do paciente que é melhor acomodado, já que ele recebe os serviços que precisa em ambiente domiciliar com mais carinho e atenção. Outro benefício é o envolvimento da família em prol do paciente, com os cuidados centrados no paciente e em suas necessidades e a importante diminuição dos riscos de infecção hospitalar.

A lista de prós é ampliada com a humanização da assistência à saúde, já que se trata de ambiente mais propício à melhora, além do avanço na busca da integralidade.

Para os SUS, o benefício principal é a liberação de leitos, considerando que o paciente não precisa ficar internado, o que contribui para o aumento de ofertas de vagas, diminuição dos custos financeiros e uso mais racionais dos recursos públicos.

“Portanto o cuidado domiciliar trata-se de uma alternativa para retirar precocemente o paciente do ambiente hospitalar reduzindo, com isso, o custo institucional para o poder público, além de melhorar a humanização ao paciente”, explica o defensor.

Normas que amparam a concessão

Há várias normas no ordenamento jurídico que dão sustentação ao direito. O que significa que se trata de uma política pública instituída pelo poder público, ou seja, o próprio Sistema Único de Saúde trouxe essa política pública e tem a obrigação de ofertá-la aos usuários do SUS.

• Constituição Federal: artigos 1º, III, 6º. 196 a 200;
• Lei 8.080/90, art 19-I;
• Estatuto do Idoso Lei 10741/2003: art 15, parágrafo 1º, IV;
• Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13146/2015): art18, parágrafo 4º, III;
• Portaria de Consolidação nº 5, Titulo IV, Capítulo III, do Atendimento e internação domiciliar (artigos 531 a 564);
• É, também, um tratamento contemplado pela Renases;

hiramhomecare.jpg
Home Care não é um desejo do paciente, e sim uma indicação médica, pondera o defensor pública Hiram Cabrita.

Afinal, quem tem direito?

O Home Care é indicado aos pacientes que estão aptos à alta hospitalar, porém, que necessitam de cuidados complexos e específicos, tais como os que são ofertados em ambiente hospitalar e por equipe multidisciplinar.

“Desse modo o Home Care não é um desejo do paciente, e sim uma indicação médica que não o prescreve por mero comodismo do enfermo, mas para resguardar sua saúde e propiciar-lhe o adequado tratamento”, pondera o defensor.

Quais serviços podem ser oferecidos?

Ao definir as diretrizes desses serviços de atenção domiciliar no âmbito do Sistema Público de Saúde, a Portaria de Consolidação nº 5, Título IV, Capítulo III, em seus artigos 547 e 548, determina que os serviços de Atenção Domiciliar (SAD) podem ser oferecidos pelos seguintes profissionais:

Médicos, enfermeiros, profissionais auxiliares ou técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico, terapeuta ocupacional; assistentes sociais;

Critérios para a concessão

Nos termos da Portaria de Consolidação nº 5, a disponibilização dos tratamentos deve observar a gravidade do caso (que pode ser baixa, média ou alta complexidade) habilitando o paciente a receber a Atenção domiciliar (AD) em três modalidades:

A) Atenção Domiciliar I (AD 1) – baixa complexidade;
B) Atenção Domiciliar 2 (AD 2) – média complexidade;
C) Atenção Domiciliar 3 (AD 3) – Alta complexidade;
Em todos os casos o paciente tem uma dificuldade física de locomoção até uma unidade de saúde, e o que diferencia uma para outra é o nível e quantidade de cuidados que é necessário para o paciente.

Tabela Abemid e criação de questionário da Defensoria de MS

A Tabela de avaliação de complexidade assistencial é utilizada por Planos de Saúde para definir com base em critérios técnicos, uma pontuação que vai determinar, se existe ou não, a necessidade do tratamento multiprofissional em regime domiciliar e o grau de complexidade.

“Nós da Defensoria chegamos à tabela porque, normalmente, os médicos apresentavam laudos com poucas informações e uma infindável prescrição de ações e serviços. Nós começamos a ter dificuldade de identificar o porquê dos serviços serem efetivamente necessários. A tabela foi introduzida junto a um questionário produzido pela Defensoria para ser respondido pelo profissional de saúde. E esse questionário não é respondido exclusivamente pelo médico, mas por todos os profissionais envolvidos no plano terapêutico singular”, explica.

A atuação aperfeiçoada da Defensoria Pública de MS tem garantido a assistência indicada pelo médico e o fortalecimento do SUS.

Defensoria Pública de MS.

Tags: ExplicaçãoHome care
Post

Com mega aceitação e público exclusivo, TC FODDS PREMIUM se torna referência em âmbito regional

Próximo

Campanha de Contar denuncia armação e pergunta quem pagou Olarte para atacar o Capitão

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier
Agronegócio

ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

by Redação Capivara News
2025/10/26
0

O atual governo é muito bom em eleger inimigos e...

Ler mais...
Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

2025/10/26
Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

2025/10/26
Dia do Hambúrguer celebra uma das iguarias mais versáteis da gastronomia mundial

Burger Fest chega a Campo Grande e 9 hamburguerias disputam o título de melhores do Brasil

2025/10/26
Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

2025/10/26
ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

2025/10/26
Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

2025/10/25
Veja como será o concurso nacional unificado com 7.800 vagas

Estudantes do ensino médio participam hoje de aulão gratuito de preparação para o ENEM

2025/10/25
Pesquisa demonstra impacto positivo do turismo esportivo na economia da Capital

Pesquisa demonstra impacto positivo do turismo esportivo na economia da Capital

2025/10/25
Homem que matou outro com tiro na cabeça na Vila Fátima em Rio Brilhante é preso

Homem que matou outro com tiro na cabeça na Vila Fátima em Rio Brilhante é preso

2025/10/25
Ler mais...
Próximo
Campanha de Contar denuncia armação e pergunta quem pagou Olarte para atacar o Capitão

Campanha de Contar denuncia armação e pergunta quem pagou Olarte para atacar o Capitão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Jovem mata esposa adolescente para a impedir de agredir o filho de um ano e meio

Jovem mata esposa adolescente para a impedir de agredir o filho de um ano e meio

3 de Dezembro de 2020
Sempre é hora de recomeçar: transição de carreira após os 40 desafia estereótipos e exige adaptação

Sempre é hora de recomeçar: transição de carreira após os 40 desafia estereótipos e exige adaptação

24 de Agosto de 2025
Bloco Calcinha Molhada: PM prende 5 por porte de drogas e notifica 53 por infrações de trânsito

Bloco Calcinha Molhada: PM prende 5 por porte de drogas e notifica 53 por infrações de trânsito

12 de Fevereiro de 2023
Bayern bate Pelezinho e vai à semifinal da Taça Brasil Sub-8 de futsal na Capital

Bayern bate Pelezinho e vai à semifinal da Taça Brasil Sub-8 de futsal na Capital

11 de Agosto de 2023
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.