O presidente da Fiems, Sérgio Longen, prestigiou, nesta quinta-feira (01/08), a posse do governador Eduardo Riedel como presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O comandante do executivo estadual sucede o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no comando do Conselho.
Segundo o governador, o Codesul atua de forma a fortalecer a região Sul, formada pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e o Mato Grosso do Sul, com a oportunidade de troca de experiências, dados e projetos comuns.
“Ficarei à frente do Conselho por um ano. O objetivo principal é ser guardião dos valores que trouxeram o Codesul até aqui; o legado que eu recebo, que são os projetos em andamento, com toda a sua história e, claro, nesse período, junto com a equipe, sempre compartilhando com os governadores decisões tomadas. Olhar para essa região e ver como nós podemos contribuir mais. Nós temos um alinhamento de pensamento muito próximo em relação às ações que nós executamos nos nossos estados”, destacou.
O Codesul é uma “janela política” e tem dado visibilidade para a cooperação institucional desde a sua criação em 1962. Considerando que atua por meio da ação coordenada dos governadores e suas respectivas equipes estaduais e o tempo de atividade superior a 60 anos, a instituição busca o fortalecimento político, institucional e social dos quatro estados membros, bem como, serviu de modelo de cooperação para a criação dos atuais Consórcios Interestaduais.
Além da posse do governador Eduardo Riedel, o encontro em Mato Grosso do Sul abordou diversas pautas de interesse dos quatro estados e contou com a assinatura de um termo de cooperação mútua entre as Defesas Civis da região do Codesul. Desde 2023 e antes das recentes catástrofes ambientais ocorridas no Rio Grande do Sul e no Pantanal, o Conselho tem possibilitado a conjunção de esforços e alinhamento de metodologias no enfrentamento de desastres, com o compartilhamento de informações e ações entre as Defesas Civis dos estados membros.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aproveitou o momento para agradecer a contribuição de Mato Grosso do Sul nas ações de resgate e reconstrução do Estado, após as enchentes ocorridas entre abril e junho deste ano. “Todos os estados brasileiros fizeram um enorme esforço para ajudar o Rio Grande do Sul, mas faço um especial registro ao Mato Grosso do Sul, porque enviou equipes técnicas, profissionais, equipamentos que ficaram longos períodos conosco, nos ajudando nos resgates, atendendo a nossa população. Além da ajuda material, isso nos dá um apoio moral, que confortou a alma dos gaúchos”.
Na ocasião, a Fiems encampou, em parceria com o governo do Estado, a campanha “MS Pela Vida – Unidos pelo Rio Grande do Sul”. O projeto contou com a etapa de arrecadação e envio de roupas e mantimentos para os municípios atingidos, além do envio de carretas do Senai para consertos de eletrodomésticos e aparelhos hospitalares; e entrega de berços, camas, kits de limpeza e baús para população atingida pela tragédia climática.
Também participaram do evento o governador do Paraná e vice-presidente do Codesul, Ratinho Junior; o governador de Santa Catarina e vice-presidente do Codesul, Jorginho Mello, o presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Ranolfo Vieira Junior; e o secretário executivo do Codesul, Micheli Petry.