O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, recebeu, n segunda-feira (6), o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e a delegação de empresários suíços para debater oportunidades de negócios entre os países. Também participaram da recepção o senador Nelsinho Trad e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.
Segundo o vice-presidente da Fiems, Mato Grosso do Sul passa por um momento muito importante e ter parceiros comerciais como a Suíça, que abriga uma das principais indústrias de alimentos do mundo, além de possuir um forte sistema bancário, capaz de auxiliar em financiamentos e investimentos necessários, é estratégico.
“A partir de hoje, iniciamos uma relação formal com um grupo de trabalho para encontrar caminhos para que possamos juntos trazer as empresas suíças para Mato Grosso do Sul”, destacou Crosara Júnior.
Lazzeri destacou o crescimento econômico do Estado e a presença Suíça no Brasil, com mais de 500 empresas e 85 mil empregos, como fatores determinantes para estreitar os negócios.
“Queremos fortalecer nossas relações com projetos concretos. Então, começamos os contatos com a indústria. Nossa delegação é formada por empresas, portanto, falamos do grande potencial de cooperação com o Estado, nas áreas de infraestrutura, agronegócio, saneamento e geração de energia”, listou.
O secretário Jaime Verruck garantiu que os investidores suíços podem olhar para Mato Grosso do Sul como uma oportunidade para remunerar seu capital para novos investimentos. “Esse movimento realizado pela Federação das Indústrias e o governo caminha na busca da internacionalização do Estado, tanto na captação de investimento quanto na busca de novos mercados”.
O senador Nelsinho Trad destacou o papel de protagonismo da Fiems no diálogo com outros países e na busca por relações comerciais sólidas. “Temos através dessa linha de trabalho uma conectividade com os países que vêm conhecer o nosso Estado. A Federação é um carro-chefe no movimento econômico local e a cada vez que pudermos oportunizar e facilitar essa interligação”.
A Suíça mantém com o Brasil, não só relações comerciais, mas tecnológicas e de preservação ambiental. No ano passado, o país europeu assinou acordo de doação para o Fundo Amazônia, uma das principais fontes de financiamento de ações de proteção ao meio ambiente na região. O primeiro aporte foi de R$ 30 milhões.