No próximo dia 8 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, o Sindicato Rural de Nova Andradina receberá o evento de lançamento da Exponantec 2024. O evento, que se consagrou como um ponto de encontro estratégico para negócios e inovações no setor, promete superar as expectativas da edição anterior.
Em sua primeira edição, realizada em 2023, a Exponantec angariou o apoio de aproximadamente 20 parceiros, patrocinadores e expositores, alcançando a marca de 1,2 mil visitantes ao longo de três dias. O volume de negócios movimentados atingiu a expressiva marca de R$ 30 milhões.
O êxito da Exponantec reverberou, conferindo notoriedade ao Sindicato Rural do município. Posteriormente, o presidente da entidade, Marcus Vinícius Godoy Garcia Júnior, foi congratulado pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina com uma moção de parabenização pela realização do evento. “A Exponantec é um espaço único para a convergência de ideias, tecnologias e negócios. Em 2023, alcançamos resultados significativos, impulsionando a economia local e fortalecendo as relações comerciais. Para 2024, esperamos consolidar ainda mais esse papel de fomentador de oportunidades, proporcionando um ambiente propício para o fechamento de negócios sólidos e duradouros”, afirma.
Programado para acontecer entre os dias 17 a 19 de abril de 2024, a Exponantec 2024 – Feira Técnica Agropecuária de Nova Andradina – está em sua segunda edição e surge como a maior e mais significativa feira agropecuária local. Nova Andradina (MS) será o epicentro de um evento que promete evidenciar o potencial agrícola de Mato Grosso do Sul na região. Marquinhos, como é conhecido o presidente do Sindicato Rural, credita o sucesso do evento à diversificação produtiva da região, antes reduzida à pecuária de corte.
Há algum tempo, a região passa por transformações econômicas. Nova Andradina, na safra 2020/2021 foi segundo maior município a ampliar sua área plantada, com 12 mil hectares, perdendo apenas para Ponta Porã, com 15 mil hectares, conforme os levantamentos do projeto SIGA/MS (Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS).
Na safra 2022/2023, a área plantada de soja voltou a crescer no município. Conforme os dados do SIGA/MS, o aumento em relação à safra anterior foi de 6,71 mil ha, com área plantada de 48.321,91 hectares, enquanto que na safra 2021/22 o plantio foi de 41.609,62 ha, um aumento de 16,13% Mas o que mais chama a atenção é o crescimento da produção. Na última safra, os produtores de Nova Andradina colheram 152.409,97 toneladas de soja, enquanto na anterior esse número foi de 60.442,13 toneladas, um crescimento de 152,16%.
Organizado pelo Sindicato Rural de Nova Andradina, que carrega consigo a experiência de 40 Exposições Agropecuárias, o evento será gratuito, e focará exclusivamente em aspectos técnicos. Sem shows, apresentações musicais ou comercialização de bebidas alcoólicas, a Exponantec busca consolidar-se como um espaço dedicado à disseminação de conhecimento e inovação no setor.
Uma área inédita será construída para abrigar a exposição de empresas de insumos, máquinas agrícolas e novas tecnologias, reforçando o caráter técnico da feira, que acontecerá a campo, proporcionando uma experiência imersiva aos participantes.
O propósito da Exponantec é ressaltar a vertente técnica, oferecendo palestras destinadas a produtores rurais, profissionais e acadêmicos do segmento rural. O evento se propõe a ser um fórum de intercâmbio de ideias e experiências sobre os temas que impactam o mercado agrícola e pecuário.
A Exponantec 2024 emerge como uma oportunidade ímpar para produtores rurais, políticos, empresas agropecuárias, pesquisadores e técnicos se reunirem, compartilharem conhecimento e impulsionarem o desenvolvimento do setor agropecuário na região. Com sua abordagem técnica e foco em inovação, a feira consolida-se como um evento fundamental para aqueles que buscam estar à frente das tendências e desafios do agronegócio.
A organização do evento fica a cargo da renomada empresa Sato Comunicação, que traz no currículo a produção de mais de 400 eventos, muitos deles focados no setor agropecuários, entre eles o Showtec, em Maracaju (MS), a Dinapec da Embrapa Gado de Corte, o Circuito Aprosoja, entre outros.