Nesta terça-feira, 5 de abril, representantes de empresas do Paraguai, de Mato Grosso do Sul e de outros estados do Brasil estarão reunidas na Capital para o evento “Oportunidade de Negócios”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG).
O principal objetivo é demonstrar as vantagens e as potencialidades de negócios, pois a integração entre as empresas locais e as do Paraguai gera benefícios para a economia de ambas as regiões, além de possibilitar o desenvolvimento de novos arranjos produtivos e de serviços, resultando em aumento de renda e empregos.
O evento contará com a participação de cerca de 20 empresas paraguaias, dos segmentos de Celulose, Frigorífico, Construção Civil, Importação e Exportação, Imobiliário, Combustíveis, Têxtil, Mobiliário, entre outros. No lado brasileiro, estarão presentes mais de 20 empreendimentos dos setores de Logística, Alimentação, Indústria de Insumos em Saúde, Lavanderia Industrial, Tecnologia em Esterilização de Materiais, Reflorestamento, Gestão em Saúde Hospitalar, Transformadoras em Unidades Móveis e Moduladores e Soluções Gráficas, situadas em Mato Grosso do Sul e outros estados, como Amazonas, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal e Rio de Janeiro.
A rodada de negócios partiu de uma ideia de empresários paraguaios e teve total apoio da ACICG. Na visão do economista-chefe da entidade, em geral, as empresas de Mato Grosso do Sul não têm grande contato com o comércio internacional, já as organizações paraguaias, por sua vez, normalmente não apresentam problemas ou dificuldade em operar internacionalmente.
“Um aspecto importante a ser considerado é que, para as empresas paraguaias, o nosso estado está em uma ótima posição geográfica para atingir os centros consumidores do Brasil e transformar Campo Grande num “hub” de distribuição para os produtos originários deles, gerando renda e emprego para a capital. Com isto, Campo Grande é, de longe, o melhor ponto para atingir os mercados brasileiros quando os produtos estiverem chegando a partir do oeste da América do Sul,” contextualiza o coordenador da iniciativa, o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus.
Programação
O encontro contará com uma programação de palestras, rodada de negócios e apresentações de autoridades da área econômica de Campo Grande e do Paraguai. Entre os palestrantes estão o presidente da ACICG, Renato Paniago, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Paraguai Carlos Paredes, a diretora regional do Ministério do Trabalho do Paraguai, Giuliana Garcete, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Concepción do Paraguai, Rodrigo Fleitas, e o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus, que discursará sobre o potencial econômico de Campo Grande.
“A proposta central é que as empresas paraguaias, com maior know-how nesse tema, invistam, preferivelmente em sociedade com empresários locais, a fim de criar aqui uma cultura de comércio exterior. A ACICG também colocará sua equipe à disposição para dar suporte aos empresários que desejem conhecer as condições no país e investir aqui”, explicou Normann Kallmus.
Serviço
O evento acontece das 9h às 19h, na ACICG, localizada na rua 15 de Novembro, nº 390, Centro, em Campo Grande.
Assessoria.