Em 2024, a Cidade Dom Bosco, de Corumbá, vai ampliar as ações de qualificação profissional oferecidas dentro do Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF). No período matutino, quando são atendidas crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, serão incluídas atividades de iniciação profissional. Já no período vespertino, voltado para adolescentes e jovens de 13 a 18 anos, serão ampliadas as ações de qualificação profissional. As mudanças fazem parte do projeto “Preparando para o mundo do trabalho”, que será implantado a partir deste ano, dentro do PCAF.
As inscrições para o PCAF estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro, diretamente na secretaria da Obra Social, em Corumbá. Tanto as inscrições quanto a participação no programa são totalmente gratuitas.
Os adolescentes com idade entre 13 e 15 anos, do período matutino, vão ter cursos de iniciação ao mundo do trabalho, onde será apresentado a eles como funciona o mercado e possibilidades de atuação, por exemplo. Além disso, eles continuam com as oficinas de dança, música, libras e artes e, agora, também com treinamento de esportes, como futebol, handebol e voleibol.
Entre os temas que serão tratados na iniciação profissional, estão: finanças pessoais, empreendedorismo, fundamentos de logística e educação ambiental.
No período vespertino, os adolescentes de 12 a 18 anos vão ter cursos de qualificação profissional. Finanças pessoais, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos, auxiliar em logística, assistente de controle de qualidade e tecnologia da informação e comunicação são alguns temas e áreas que serão apresentados a eles durante o período de formação.
“Queremos ampliar as áreas abordadas dentro do PCAF e dar oportunidade aos nossos adolescentes e jovens de ter um futuro melhor. Ter opções de atuação no mercado já após a conclusão do Ensino Médio e ter uma formação mais ampla ainda durante o período escolar”, explica o coordenador da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar.
As aulas do PCAF começam no dia 11 de março. Para se inscrever no PCAF, é necessário que a criança ou adolescente estude em escolas públicas estadual ou municipal, de Corumbá ou Ladário, e more no Brasil.
Confira quais são os documentos necessários para inscrição:
RG e CPF da criança/adolescente e responsável;
Certidão de nascimento;
Cartão do SUS, Cartão de Vacina da criança/adolescente e responsável (COVID e H1N1);
Folha de resumo do Cadastro Único (CRAS);
Comprovante de matrícula e Boletim Escolar;
Comprovante de residência.