Na sessão ordinária desta terça-feira (7), os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram três propostas pautadas na Ordem do Dia. O destaque foi a aprovação, em segunda discussão, do Projeto de Lei 125 de 2023, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que inclui noções de robótica como conteúdo transversal, no currículo das escolas estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul.
Conforme a proposta, os objetivos são promover a interdisciplinariedade e a integração dos conceitos de noções de robótica com outras matérias e ainda, incentivar a utilização de sucata e aproveitamento de material reciclado, para a aplicação da temática no cotidiano dos alunos.
Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram duas matérias. O Projeto de Lei 159 de 2023, da deputada Gleice Jane (PT), institui 22 de abril como o Dia da Mulher Artista Sul-Mato-Grossense em homenagem à pintora, escritora e compositora Lídia Baís. O Projeto de Lei 224 de 2023, de Neno Razuk (PL), trata sobre a comunicação ao consumidor quanto ao término do período de teste gratuito de serviços oferecido por empresas situadas no Estado.
Em razão regimental, foi retirado de pauta o Projeto de Lei 186 de 2023, da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Festa do Padroeiro – Santo Antônio da Colônia Zanata, a ser comemorado anualmente, no mês de junho, em Dourados.
Dois pedidos de vista foram concedidos ao deputado João Henrique (PL). Do Projeto de Lei 261 de 2023, do Poder Executivo, que institui o Programa MS Supera. E do Projeto de Lei 184 de 2023, do Antonio Vaz (Republicanos), que estabelece normas para o encaminhamento de pacientes pelas equipes de socorro do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).