Ao todo, 18 toneladas de maconha foram apreendidas pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) em um acampamento do tráfico em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, a 430 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com a secretaria, as drogas estavam escondidas em valas na mata, por isso foi difícil fazer a busca com os helicópteros. Acampamentos foram destrúidos pela força-tarefa.
Ninguém foi encontrado, o que leva a crer que os traficantes foram informados da operação. Também foram encontros um Jeep Renegade com placas do Brasil, uma Fiat Strada com placas paraguaias e uma caminhonete Nissan Xtrail sem placas.
Também foram apreendidas prensas hidráulicas e materiais usados no cultivo e no preparado dos fardos de maconha, conforme o site Ligado na Notícia.
Foram apreendidas 12 toneladas de maconha que estavam ensacadoa, 840 quilos de sementes da droga e mais cinco toneladas e 846 quilos de maconha prensada.
Os acampamentos e as áreas de plantio pertenciam a facções criminosas brasileiras instaladas na fronteira dos dois países. O prejuízo estimado para o crime organizado é de mais R$ de 4,5 milhões de dólares.