Técnicos do programa ‘Luz para Todos’, da Eletrobras, fizeram uma visita técnica às instalações do Ilumina Pantanal em Mato Grosso do Sul. Além de unidades instaladas em comunidades ribeirinhas do Rio Paraguai, eles visitaram fazendas da região da Nhecolândia.
Uma das famílias visitadas foi a da dona Maria Balbina Rodrigues, que mora com a filha e a neta, nas margens do Rio Paraguai. “A vida ficou muito melhor depois da energia. Agora tem ventilador para dormir e água gelada para refrescar. E a gente pode acender a luz para ir na casinha (banheiro) à noite, sem medo de bicho”, disse aos técnicos.
Outro local visitado foi a Escola Jatobazinho, do Instituto Acaia Pantanal, que conta com uma estrutura maior para garantir mais conforto às crianças que estudam lá. Elas passam a semana inteira na escola e só voltam para casa nos finais de semana.
“Durante a visita pude perceber as enormes dificuldades encontradas para estes atendimentos devido aos grandes deslocamentos da região do pantanal sul-mato-grossense. O mais gratificante é poder conhecer pessoas como a dona Maria Balbina e saber que podemos proporcionar um pouco mais de conforto para a sua vida e de seus familiares. Pude conhecer também projetos como o da Escola Jatobazinho, que também foi beneficiada com o programa. Essa escola recebe crianças entre cinco e 11 anos, que chegam a se deslocar até seis horas para chegar lá. Enfim, esse programa muda a vida das pessoas.” disse Flavia Gomes, engenheira da Eletrobras responsável pela avaliação técnica dos projetos Off Grid do LPT e MLpA.
Depois de visitar fazendas na Nhecolândia, o gerente do programa ‘Luz para Todos’, da Eletrobras, Emerson Salvador, destacou a grandiosidade da iniciativa encabeçada pela Energisa.
“Na visita técnica que realizamos pudemos entender mais sobre os desafios de levar energia elétrica em uma região tão bela e tão rica em belezas naturais. O grande desafio é levar energia limpa e sustentável, com o devido cuidado com a conservação do ambiente. Com certeza, pudemos conferir toda a grandeza desse projeto, com o uso de tecnologia de ponta com vistas a beneficiar essa população pantaneira. Aguardamos que em breve tenhamos novos desafios pela frente”, garantiu Salvador.
Para o gerente do Ilumina Pantanal, Héber Selvo, a visita técnica da Eletrobras foi fundamental para reforçar a parceria e obter resultados ainda melhores nos próximos desafios. “Grandes projetos com grandes resultados não são alcançados sozinhos. Esse é o caso do Ilumina Pantanal, projeto que conta com diversos parceiros, entre eles parceiros fundamentais: a Eletrobras e o Ministério de Minas e Energia, que dá tanto suporte técnico quanto financeiro. Trazer a Eletrobras para conferir em campo o sucesso da nossa execução, bem como o impacto que o projeto está causando na vida das comunidades ribeirinhas e fazendas do Pantanal foi fundamental”, afirmou.
O Programa Ilumina Pantanal é referência para levar energia elétrica a localidades remotas de outros estados. A iniciativa foi premiada internacionalmente na categoria de melhor Projeto Solar (Solar & Storage Live 2021).
Assessoria.