Chefes das Divisões de Fiscalização do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul conheceram nesta terça-feira, 20 de agosto, o Projeto Formação Continuada em Auditoria, que integra as ações educacionais da Escola Superior de Controle Externo para o biênio 2024/2025. A apresentação foi feita pelo auditor de controle externo Leonardo Mira Marques, que integra o Conselho Pedagógico da Escola. A reunião teve a presença do diretor-geral da Escoex, conselheiro Marcio Monteiro.
O projeto foi desenvolvido com base em uma pesquisa interna com as divisões em dezembro de 2022 e na Resolução da Atricon Nº 13/2018 que visa ampliar os conhecimentos dos profissionais de auditoria para realização das atividades fiscalizatórias e atender os quesitos avaliativos do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC). A Resolução propõe ações de capacitação continuada em auditoria, alinhadas às Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público, e ações de desenvolvimento de competências especializadas.
Dentro dos eixos temáticos do projeto serão ofertados, ainda em 2024, cursos de Português Jurídico e Linguagem Simplificada, atendendo a Nota Recomendatória da Atricon n° 04/2023, para que os Tribunais de Contas brasileiros utilizem linguagem simples e o direito visual nos relatórios de auditoria, pareceres, decisões, atos administrativos e comunicações em geral, de modo a facilitar a compreensão da informação.
Em 2025 estão previstos cursos voltados às Normas Internacionais e Nacionais em Auditoria do Setor Público – Teoria e Prática; Auditorias Baseadas em Risco; Elaboração de Papéis de Trabalho em Auditorias; Análise de Dados e Sistema de Informação, entre outros.