O Sesi e a empresa Kepler Weber estão desenvolvendo um projeto piloto para melhorar as condições de saúde e segurança no trabalho a partir da percepção dos colaboradores da indústria. Na terça-feira (29/08), profissionais do Sesi começaram a aplicar questionários a 167 trabalhadores de todos os departamentos da unidade fabril em Campo Grande. O objetivo é coletar impressões sobre o ambiente laboral, como o uso de equipamentos de proteção individual, e também sobre hábitos de saúde, como alimentação, tabagismo, entre outras.
Segundo o coordenador de saúde do Sesi, Ewerton de Oliveira Souza, os dados coletados servirão para apoiar a tomada de decisão da empresa no sentido de incrementar as condições de saúde e segurança no trabalho.
“Esse ponto de vista do trabalhador é muito importante para fazermos um diagnóstico preciso sobre a percepção deles em relação às condições de segurança no trabalho e também sobre a saúde de cada indivíduo. Depois de concluído, o Sesi irá entregar um plano de ação personalizado para a empresa, que poderá utilizar esse diagnóstico para tomar medidas concretas e desenvolver suas políticas de saúde e segurança no trabalho”, explicou.
O projeto piloto faz parte da Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), uma tecnologia implementada por meio de parceria com o departamento nacional do Sesi. Em julho, equipes do Sesi MS participaram de uma oficina de capacitação sobre a metodologia.
Além de Mato Grosso do Sul, o projeto piloto está sendo aplicado em indústrias no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba.
Sobre a metodologia ASSTI
A Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI) é uma ferramenta construída com base científica que permite às empresas conhecer 42 indicadores nas seguintes dimensões: estilo de vida, morbidade e percepção de saúde, produtividade, estresse, segurança no trabalho e demográfico.
Na metodologia, a avaliação e a análise de dados são realizadas a partir dos relatos dos próprios trabalhadores. A ASSTI tem o objetivo de subsidiar a empresa no planejamento das intervenções em saúde e segurança, permitindo estabelecer prioridades, definir metas e planejar ações a serem desenvolvidas.
A ação está em sintonia com os itens 3 (saúde e bem-estar) e 9 (indústria, inovação e infraestrutura) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.