A Praça Aquidauana, em Campo Grande, foi o lugar escolhido para levar muita solidariedade, nesta terça-feira (10). A equipe do Programa Sorrindo no Campo do Senar/MS, composta por dois odontólogos e dois auxiliares, realizou atendimentos gratuitos para pessoas em situação de rua.
Um dos pacientes atendidos no consultório itinerante foi o João Pereira Dias, 45. Há 20 anos morando nas ruas, o acesso a uma assistência especializada é difícil. Durante a ação do Senar/MS, João tratou um inchaço na boca e a dor que sentia há dias foi embora.
“Esse projeto de vocês foi um projeto muito bom, porque antigamente não tinha as condições de ir a um posto de saúde e agora graças a vocês, eu tive condições de realizar esse atendimento”, relata João.
Quem também teve a oportunidade de cuidar da saúde bucal foi a Cletiane Nunes do Nascimento, 33, que durante a nossa conversa confessou que estava nervosa porque tem medo de ir ao dentista. Mesmo assim criou coragem e o resultado foi satisfatório. Cletiane ainda levou para casa um kit de higiene para continuar cuidando do sorriso e ficou impressionada com a estrutura do atendimento do Sorrindo no Campo.
“É interessante, é diferente. Quando a gente ia imaginar que em um caminhão tem um consultório. Eu achei muito bacana”, conta.
O Programa Sorrindo no Campo percorre todo o estado levando qualidade de vida para as mulheres e homens do campo. A ação realizada no centro da capital foi uma parceria entre o Senar/MS e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande através da Política Pública da Atenção Primária com a equipe de Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de rua, com alta vulnerabilidade e que estão com seus vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
“É totalmente diferente do público que a gente atende, mas é uma parceria que acreditamos ser uma experiência muito boa. Pessoas em situação de rua não têm esse atendimento em saúde bucal, então é uma parceria que agrega bastante para o Senar e também para essa população”, explica o Coordenador dos Programas de Saúde do Senar/MS, Lucas Gottardi.