Começa nesta segunda-feira (17) a 1ª Semana de Moda Autoral de MS, evento que terá estrutura para negócios, exposição e comércio em estandes e proporcionará o fortalecimento de vendas e visibilidade das empreendedoras, empreendedores, criadoras e criadores sul-mato-grossenses de moda. A Semana de Moda ainda contará com palestras e workshops, que acontecem no Senac, Senai e Armazém Cultural. Toda a programação é gratuita.
A proposta do evento é fazer com que a iniciativa seja fidelizada no calendário cultural do Estado e contará com desfiles de coleções de 11 marcas autorais de MS, que são: Why Not by Gugliato; Bocaiúva Moda Inclusiva; Touché; FNK; Anderson Bosh Casa de Criações; FM; Kaori Confecções; Lidyloo; Lauren Cury; Roupável; Emília Leal Arte Nativa.
Ainda haverá um quadro diário de atrações artísticas regionais que abrilhantarão as noites da semana de moda, contribuindo e difundindo nossa cultura. Na segunda-feira (17), o evento começa com o workshop “Vitrine que Vende”, com Juliana Gambim. Na segunda e terça-feira (18) à noite, haverá o workshop “Ficha Técnica”, com Luane Sales. De quarta-feira (19) a sábado (22) terão palestras, oficinas ministradas por estilistas locais e de outros estados, desfiles das marcas e apresentações culturais no Armazém Cultural. A programação pode ser conferia abaixo.
“O movimento da moda existe há muitos anos na cidade e resolvemos formalizá-lo durante a pandemia, para que possamos participar efetivamente de editais, chamadas públicas, entre outros fomentos. Dessa maneira, unimos esforços para estar novamente no cenário artístico de MS. A Semana de Moda Autoral faz parte de um cronograma que havíamos colocado como meta desde 2020”, conta a estilista Nair Gavilan Carvalho, uma das coordenadoras do evento.
A Semana de Moda Autoral do MS ainda visa trazer um maior apoio aos artistas que estão no mercado, com o objetivo de buscar novamente uma visibilidade dessa classe artística em que há tantos talentos. A escolha das marcas participantes foi feita por duas especialistas da moda, que vivem em Campo Grande, e estão inseridas no setor há décadas: Melissa Tamaciro, jornalista, colunista da rádio CBN e ex-secretária de Cultura e Turismo de Campo Grande, e Valéria Arruda, lojista e pioneira responsável por trazer marcas internacionais para o shopping Campo Grande.
“A visibilidade das marcas trará novos nomes, como já tem trazido, para nosso movimento. Quando começamos, por vota de junho de 2020, éramos oito criadores ativos, hoje já somos mais de 20. Essa troca tem sido muito positiva e válida, pois assim alcançamos novos colegas que estavam parados e voltaram para o mercado, como também temos buscado incentivar novos talentos do Estado”, explica Nair.
Para a estilista Emilia Leal, dona da marca Emilia Leal Arte Nativa, é importante fazer eventos como este para que as marcas possam crescer e girar a economia criativa de Mato Grosso do Sul. “Quanto mais fomento nós tivermos, mais poderemos produzir e cada vez mais levaremos o nome de nosso Estado para fora, trazendo reconhecimento para a arte sul-mato-grossense. Estou muito feliz por participar da Semana de Moda Autoral”, afirma.
Confira a programação do evento:
SEGUNDA-FEIRA (17)
14 horas
Workshop “Vitrine que Vende”, com Juliana Gambim
Senac HUB Academy – Rua. do Parque, 75 – Centro
18 horas
Workshop “Ficha Técnica”, com Luane Sales
Fatec Senai – R. Eng. Roberto Mange, 194 – Amambai
TERÇA-FEIRA (18)
18 horas
Workshop “Ficha Técnica”, com Luane Sales
Fatec Senai – R. Eng. Roberto Mange, 194 – Amambai
QUARTA-FEIRA (19)
A partir deste dia toda a programação acontece no Armazém Cultural, localizado na Avenida Calógeras, 3065, em frente à Feira Central.
16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)
18h40
Espetáculo Cortejo “O encontro de Corina e Genésio” com Grupo UBU
19 horas
Receptivo com a banda Blueasy
19h30
Desfiles das marcas: Anderson Bosh Casa de Criações, Why Not by Luiz Gugliato, FM – Fábio Maurício e Touché
QUINTA-FEIRA (20)
15 horas
Roda de conversa “Moda e Varejo”, com Valéria Arruda
16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)
18 horas
Palestra “Desafios na Construção de uma Moda Sustentável”, com Régis Pumppim (DF)
18h30
Receptivo artístico com o cantor Chicão Castro
19h30
Desfiles das marcas: Roupavel, Kaori Confecções, Emilia Leal Arte Nativa e Colab Terena Kadiwéu – Moda Indígena
SEXTA-FEIRA (21)
15 horas
Roda de conversa “Assinando a Beleza de Moda”, com Ernesto Campagna
16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)
18 horas
Palestra “Moda & Capitalismo Social: Aonde Está o Dinheiro!?”, com Mell Tamaciro
18h30
Receptivo artístico com o músico Begèt de Lucena
19h30
Desfiles das marcas: FNK, Lauren Cury, Lidyloo e Bocaiuva Moda Inclusiva
SÁBADO (22)
15 horas
Roda de conversa “Relatoria e Perspectivas”, com a Comissão Gestora do Movimento de Moda e Design de MS
18 horas
Palestra “Reconfigurações Imagéticas”, com Vicenta Perrota (SP)
18h30
Receptivo artístico com o músico DoValle
19h30
Palestra “História que Inspira”, com Solange Brum – O Boticário (MS)
20 horas
Desfile exclusivo Ótica e Joalheria Inel Classic