Um grupo de empresários percebeu que poderia ir além da busca por resultados financeiros e resolveu utilizar o próprio negócio para estimular o empoderamento feminino e transformar a realidade de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade emocional e socioeconômica.
A ideia surgiu com a empresária Katia Anffe e deu origem ao Projeto “Despertar o Brilho”, que é coordenado pela Know How Club e realizado em parceria com mais de 10 empresários sul-mato-grossenses.
“Descobrimos que tem muita gente que quer ajudar, mas não sabe como. E esse projeto nos proporcionou essa oportunidade, de exercer a solidariedade não apenas com o dinheiro em si, mas com o nosso tempo, o nosso serviço, que muitas vezes, pode valer muito mais para quem recebe essa ajuda”, destaca a empresária Katia Anffe.
A iniciativa oferece acesso gratuito a produtos e serviços de diversas áreas para resgatar a autoestima das mulheres e estimular o empoderamento feminino como ferramenta de transformação econômica e social.
“O projeto reúne pessoas com o mesmo propósito, que é utilizar seu negócio para transformar a realidade de quem precisa. É uma iniciativa que fortalece a cultura das empresas, porque reforça a ideia de que os empresários precisam solucionar os problemas da sociedade e atuar com responsabilidade social”, explica o consultor empresarial da Know How Club, Arthur Maximilliano.
A auxiliar de limpeza, Juliana dos Santos, de 38 anos, é a beneficiada da primeira edição do Projeto “Despertar o Brilho”, que começou em setembro e deve ser concluída em novembro. As etapas incluem atendimento odontológico, procedimentos estéticos como limpeza de pele e cabeleireiro, doação de roupas, acessórios e sapatos, serviços relacionados à saúde da mulher e orientação psicológica.
“Nosso objetivo é promover uma transformação de fora para dentro. Acreditamos que o acesso a esses produtos e serviços pode despertar o ‘brilho’ das mulheres, a intenção é dar o suporte estético e psicológico, para que elas possam superar barreiras e mudar a própria trajetória de vida”, relata a empresária Katia Anffe, fundadora do projeto.
As empresas que tenham interesse em contribuir com o projeto e as mulheres que queiram participar das próximas edições podem fazer contato com a equipe pelo Instagram @despertarobrilho.