Professoras da rede pública de Campo Grande lançam o livro “A Escola Pode: formação continuada de professores – Estrutura do Pensamento e Aprendizagem – e mediação pedagógica do conhecimento”.
A ideia do livro surgiu após a conclusão de um projeto pioneiro no Brasil, realizado pela Escola Estadual Coração de Maria, que utilizou o método israelense de Modificabilidade Cognitiva.
A preocupação com a qualidade de aprendizagem dos alunos e o objetivo de desmistificar os critérios de retenção escolar foram os motivos que levaram profissionais de educação da Escola Estadual Coração de Maria, de Campo Grande, a buscar ferramentas que pudessem melhorar a metodologia de ensino.
Tudo começou em 2017, quando a diretora Irmã Neiva Maria de Mattos e as coordenadoras pedagógicas Nara Cristina Rodrigues Pedroso e Maria Cardoso Gay fizeram um curso sobre a estrutura do pensamento e aprendizagem, oferecido pelo Instituto de Potencialidades Humanas, que utiliza o método israelense de Aprendizagem Mediada desenvolvida por Reuven Feuerstein.
Nesta formação, elas puderam entender de forma mais clara como funcionava a área da cognição e a neurociência aplicada aos processos de ensino-aprendizagem.
No ano seguinte, todos os professores da escola fizeram esta formação. Em 2019, os conhecimentos adquiridos neste curso foram colocados em prática na sala de aula, os alunos receberam dos docentes um nova maneira de ensinar e um novo olhar para o aprendizado.
Também foi aplicada a Avaliação de Modificabilidade Cognitiva (AMC), com uma das turmas do oitavo ano, 25 estudantes foram analisados mais profundamente, nesta etapa foi possível avaliar e identificar as funções cognitivas e as habilidades de raciocínio de cada um.
No livro as coautoras professora Elizabeth de Fátima da Silva Mattas, a coordenadora Nara Cristina, e a diretora Neiva Mattos abordam as teorias da estrutura do pensamento, a experiencia mediada da aprendizagem, as funções cognitivas e as operações mentais, os perfis cerebrais e a relação com o aprendizado.
Além disso, o livro ressalta a importância do papel do coordenador (a) pedagógico como o organizador do trabalho escolar e como interlocutor de um grupo diverso como pais, professores, alunos, gestores e técnicos.
O investimento de cerca de 40 mil reais foi feito pelos próprios profissionais da educação e de um grupo pequeno de patrocinadores.
O lançamento oficial do livro será no dia 30 de outubro, às 19h00, na plataforma cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande- MS.
O livro “A Escola Pode” já está à venda, pode ser adquirido através do whatsapp (67) 98484-1233 ou pelo site da editora Appris.
Assessoria.