A Prefeitura de Campo Grande realizou nesta terça-feira (3) a abertura do 3º Processo Simplificado de Seleção Interna para a Capacitação de 133 Guardas Civis Metropolitanos, na Utilização de Armamento Letal. A prática acontece no estande de tiro da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A capacitação é promovida pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) e tem a finalidade de qualificar Guardas Civis Metropolitanos, para utilização de armamento letal e menos letal, nas ações de segurança pública na Capital.
Desde o início da gestão, a Prefeitura, por meio da Sesdes já adquiriu 745 unidades de armamento letal, sendo 425 revólveres de calibre .38 e 320 pistolas semiautomáticas .40.
Em relação ao armamento menos letal, foram compradas 80 pistolas de condutividade elétrica.
De janeiro de 2017 a maio de 2022 foram capacitados 90% do efetivo da GCM. Após a conclusão do treinamento que teve início hoje (3), os servidores da Guarda poderão executar ações de segurança pública e auxiliar outras forças de defesa que atuam na Capital.
O secretário Valério Azambuja ressalta que a superintendência da Gerência de Capacitação e Prevenção trabalha para capacitar 100% do efetivo até 2024.
“A importância da capacitação desses servidores, seja em armamento letal como não letal, é proporcionar ao agente de campo ou agente de segurança, condições técnicas para o manuseio dessa ferramenta de segurança da população e do GCM. Um dos principais pilares da atual gestão é a valorização do servidor, mais que isso, trabalhar em parceria com todas as forças de segurança, visando principalmente a segurança dos 916 mil moradores da nossa Capital”, destacou.
PMCG.