Em apenas dois anos, a administração municipal de Campo Grande avançou na área de modernização dos serviços públicos. E a candidata a prefeita pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, Adriane Lopes (PP), vai otimizar a estrutura do município e aproximar a gestão da população. Em seu Plano de Governo, ela destaca a melhor eficiência da máquina pública para avançar em tecnologia e na qualidade dos serviços públicos para a população.
“Nosso foco é o cidadão, e vamos governar para melhorar cada vez mais o atendimento e as entregas feitas para à população. Isso é colocar as pessoas em primeiro lugar, é dar prioridade àquilo que tem que ser destacado”, informa a prefeita Adriane Lopes.
Um dos objetivos é promover uma reestruturação administrativa, diminuindo o número de unidades gestoras e secretarias e integrando serviços e políticas públicas. Todo esse olhar e esse compromisso vai fazer com que Campo Grande tenha um ambiente mais eficiente, transparente e participativo.
“Dentro da nossa gestão estruturamos o planejamento estratégico por desempenho e integramos todos os órgãos e entidades da Prefeitura, criando uma rede de interlocutores que planejam, gerenciam e monitoram o desempenho dos projetos estratégicos de governo, aumentando a eficiência da gestão e a governança sobre as políticas públicas”, reforça Adriane.
Outro ponto de destaque é a implementação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, que será responsável por nortear as iniciativas tecnológicas e a integração de sistemas municipais.
Neste contexto, a prefeitura de Campo Grande avançou, em apenas dois anos com a implantação de sistemas que trouxeram facilidades aos servidores municipais e à nossa população da Capital.
Foram criados o Sistema Unificado de Prestação de Contas; fomos referência em Transparência Administrativa; implantamos o Sistema Eletrônico de Informações – SEI (Sistema de Gestão de Processos e Documentos Eletrônicos); criamos o Alvará Imediato que desburocratizou uma etapa de licenciamento urbanístico da nossa cidade e implantamos, em parceria com municípios vizinhos, o Consórcio Intermunicipal da Região Central de Mato Grosso do Sul.
“São avanços importantes para a gestão municipal que garantem muito mais agilidade e transparência dentro dos processos internos, ofertando melhores serviços oferecidos às pessoas”, destaca a prefeita Adriane Lopes.
Na continuidade da sua gestão, a prefeita Adriane Lopes vai modernizar os serviços públicos com a implantação da plataforma E-CG, que integrará diversas funções online em uma única plataforma, como saúde, educação e segurança, facilitando o acesso dos cidadãos por meio de aplicativos móveis e portais eletrônicos.
Hoje, Campo Grande está inserida dentro do processo de certificação do município na metodologia CIRS – Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável para o atendimento das ISOs 37.120/122/123, e a continuidade desse trabalho se dará pela sequência na implementação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) em todas as unidades administrativas da Prefeitura promovendo mais eficiência e transparência na prestação de serviços à população.
“Vamos transformar Campo Grande em uma cidade com serviços integrados, digitais e com acesso fácil para as pessoas. Essa modernização faz parte da construção de um futuro mais eficiente para a nossa cidade”, finaliza a prefeita Adriane Lopes.
Responsabilidade fiscal
A administração da prefeita Adriane foi determinada em equilibrar os cofres públicos de Campo Grande, mesmo diante das dificuldades financeiras herdadas pela gestão passada e contas no vermelho. Quando assumiu a prefeitura, Adriane encontrou a despesa com pessoal em 59%, acima do limite prudencial de 54%. Por meio de uma gestão rigorosa e eficiente, essa despesa foi reduzida para 53,66%, colocando o município novamente dentro dos parâmetros legais.
Com muito trabalho e planejamento, o time conseguiu reduzir essa despesa, enquadrando o município dentro do limite legal e garantindo a sustentabilidade financeira da administração. “Ao assumir a gestão, nosso primeiro desafio foi colocar a casa em ordem. Conseguimos reduzir os gastos com pessoal para 53,66%, um patamar seguro e em acordo com o limite de 54%. Isso demonstra nosso compromisso com uma administração responsável e focada em resultados. Agora o objetivo é reduzir ainda mais”, afirma a prefeita Adriane.
Embora a Lei Complementar 178 tenha dado 10 anos para os municípios se enquadrarem, Campo Grande, em dois anos, conseguiu baixar os gastos. O objetivo é manter uma gestão equilibrada e respeitar o orçamento público, ao mesmo tempo, em que continua a oferecer serviços públicos de qualidade para toda a população. “A redução dos gastos com a folha de pagamento é um indicativo claro de que estamos no caminho certo, administrando com seriedade e responsabilidade”, reforça a prefeita.
“Estamos investindo em transparência e aplicando os recursos de forma correta, especialmente em áreas essenciais como saúde e educação”, ressalta Adriane, que tomou medidas como enxugamento dos gastos públicos de maneira geral e deu a destinação correta aos recursos.
Um exemplo claro é a destinação dos recursos da educação, que antes eram utilizados para cobrir a folha de pagamento, gerando décadas de atraso na educação do município. Esse desvio de finalidade não impactou apenas a qualidade do ensino, mas também a estrutura das escolas. Reflexo disso são obras paradas há mais de 15 anos, que foram retomadas por Adriane, inclusive com a entrega da Emei Inápolis, na Região do Imbirussu, no mês de junho deste ano. A administração ainda reformou todas as 205 escolas que estavam sem manutenção desde a inauguração, comprou novos mobiliários, construiu 166 novas salas, entre outras medidas.
Isso é fazer gestão: aplicar o recurso no lugar certo e devolver os impostos que a população paga em forma de bens e serviços de qualidade. Estes avanços são sinais claros de que Campo Grande está no caminho certo para a recuperação fiscal.
Também é preciso destacar que Campo Grande continua adimplente em suas finanças, encaminhando as contas anuais e garantindo investimentos nas áreas prioritárias. As ações da gestão têm sido fundamentais para revitalizar a cidade e preparar Campo Grande para um futuro sustentável e próspero. A administração da prefeita Adriane segue comprometida em promover o desenvolvimento de Campo Grande, sempre com responsabilidade fiscal e em benefício de todos os campo-grandenses.