Em reunião com sindicalistas e servidores municipais, a prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, reafirmou que está comprometida com a valorização dos servidores públicos municipais e quer dialogar com todos os sindicatos.
“Quando assumi a gestão, o nome da Prefeitura estava cadastrado nos órgãos de restrição, sem certidão e o município estava sem dinheiro em caixa. Os limites com custeio e pessoal estavam extrapolados e só a folha de pagamento dos servidores consumia quase 60% dos gastos. Algumas categorias estavam sem reajuste e melhorias há 12 anos e começaram a me procurar e eu tinha que arrumar uma solução, um caminho e respostas para os problemas da cidade” destacou Adriane.
Em dois anos, com planejamento e austeridade, o gasto com pessoal foi reduzido de 59,16% para 53,91% e a expectativa da prefeita é chegar ao limite ideal até o final do ano. “Cada gestor tem um ponto para baixar por ano. E cada ponto que você baixa desse limite, com gasto de pessoal e com custeio, significa uma economia de R$ 30 milhões por mês. Na educação, eu consegui avançar porque havia uma determinação judicial que eu precisava cumprir, mas eu quero me comprometer a valorizar os servidores fazendo tudo o que eu não pude fazer nesse tempo porque o limite de gasto com pessoal estava em excesso”.
Assim como ocorreu com a educação, a prefeita declarou que vai atender todas as categorias dentro do limite prudencial. Além dos salários, a Prefeita afirmou que conseguiu avançar em algumas áreas dentro do que era possível, fazendo uma boa gestão dos recursos nesses dois anos de desafio.
“Nós achamos uma solução. Estamos mudando uma exceção que virou uma regra, que é administrar servindo a cidade e os seus moradores com benfeitorias em todos os setores. Nós estamos propondo soluções novas para problemas antigos de Campo Grande e queremos avançar mais e continuar fazendo da nossa cidade a capital das oportunidades”.
Para Adriane, Campo Grande está passando pela dor do crescimento, onde é preciso melhorar tudo o que é ofertado. A tecnologia e a inovação abriram o primeiro parque tecnológico e a primeira escola pública de marketing digital do Brasil. Os servidores e a população também foram beneficiados com a implantação do sistema de processo eletrônico de informação (SEI) que, além de reduzir custos de logística, auxilia na melhoria dos processos e serviços disponibilizados pela Prefeitura de Campo Grande.
Nesse sentido, Jaqueline Tessari Brito, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Atividades Urbanas do Município de Campo Grande (SINDAFIS) ressaltou que a virtualização dos serviços possibilita a celeridade dos processos, facilidade no acesso às informações institucionais e mais segurança para o trabalho dos auditores fiscais.
A sindicalista lembrou que se reuniu com a prefeita Adriane no começo do ano e solicitou um sistema mais ágil para a categoria, que ainda utilizava papel e carbono no exercício das suas funções. Em resposta, a prefeitura promoveu um curso de formação para os auditores ingressarem no novo sistema.
“Além da agilização e transparência em nosso trabalho, Adriane corrigiu uma situação de injustiça fiscal com diferenças no pagamento das taxas de vigilância entre os empreendimentos de pequeno, médio e grande porte. Nós cumprimos as leis de nossa competência, mas com a Prefeita podemos dialogar e desmistificar a fiscalização e contribuir com o Executivo Municipal porque antes de sermos servidores públicos, nós somos cidadãos e, assim como a Prefeita, queremos que Campo Grande continue sendo uma casa organizada e se desenvolvendo como nos dois últimos anos”, finalizou Jaqueline Brito.
Entre os avanços na gestão urbana e fiscalização dentro da gestão Adriane Lopes estão as solicitações de vistorias de carta de habite-se, retornos, segundas vias de alvará e cartas de habite-se, totalmente online, eliminando a necessidade de deslocamento até a Central de Atendimento ao Cidadão e o acesso digital para acompanhamento dos trâmites dos processos, disponível no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR), para profissionais e proprietários, totalmente on-line, eliminando a necessidade de deslocamento até a CAC.
Valorização do funcionalismo
Em pouco mais de dois anos, Adriane Lopes investiu na implementação dos planos de cargos e salários das diferentes categorias do funcionalismo municipal, além de todo o investimento em capacitação que foi realizado.
Um grande exemplo disso é que a gestão garantiu o enquadramento vertical dos Guardas Civis Metropolitanos, ajustando o Plano de Cargos e Carreiras da categoria que até setembro de 2024 contemplará 960 promoções.
A educação também recebeu a atenção da gestão municipal, quando depois de anos, a lei de recomposição do piso salarial do magistério passou a ser cumprida, igualando o salário em 70% ao piso nacional, além de um aumento salarial escalonado de 14,95% para a categoria.
“Muito além da valorização financeira dos servidores, queremos investir na qualificação do capital intelectual da prefeitura de Campo Grande, valorizando a formação profissional e a qualidade no atendimento à população campo-grandense”, reforça a prefeita Adriane Lopes.
Para isso, uma das metas que também está no plano de governo da prefeita Adriane Lopes é concluir a reforma e a retomada das atividades da Escola de Governo, preparando os servidores para o uso de novas tecnologias, garantindo que a transição para serviços digitais seja mais eficaz e eficiente.