Neste momento, na sede da Associação dos Delegados de Polícia do Mato Grosso do Sul (Adepol/MS), acontece o 1º encontro sobre crimes cibernéticos. Este evento está sendo realizado pela Polícia Civil, em parceria com a Adepol, com apoio do Núcleo de Crimes Cibernéticos (NUCIB) e Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS).
Tendo como público alvo os delegados de polícia civil, o evento teve início às 08h30min, com encerramento às 17 horas.
O primeiro tema de estudo foi a prova digital (das 08h30min às 12 horas), que está sendo ministrado pelo promotor de justiça, titular da 2ª promotoria de justiça de Amambai e coordenador-adjunto do NUCIB. O debatedor será o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Homicídios (DEH), Carlos Delano Gehring Leandro de Souza.
Já na parte da tarde (das 14 às 17 horas), os delegados de polícia civil vão estudar sobre meios de obtenção de provas digitais. Este assunto será ministrado pelo promotor de justiça, titular da promotoria de justiça de Água Clara e coordenador adjunto do NUCIB, Felipe Almeida Marques. O debatedor será o delegado da 1ª DP de Ponta Porã, Juliano Cortez Toledo Penteado.
Durante o evento serão abordados os seguintes tópicos: conceito e características da prova digital, marco civil na internet, função hash, jurisprudência, cadeia de custódia, modalidades de investigação, aspectos práticos, diligências prévias e afastamento de sigilo telemático.
PCMS.