A Prefeitura de Campo Grande foi selecionada para compor o 3º Guia IAB para Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos como uma das diretrizes prioritárias para ação do Município, por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA).
“O PDDUA de Campo Grande é inovador, contemporâneo, alia meio ambiente e urbanismo numa mesma lei e dá uma dimensão peculiar ao planejamento urbano e foi elaborado cumprindo todas as obrigações previstas no Estatuto da Cidade, especialmente no processo participativo e democrático”, explicou o arquiteto e urbanista e coordenador do Observatório de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) à época da revisão do Plano Diretor, Ângelo Marcos Vieira de Arruda
Elaborado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), por meio do Grupo de Trabalho da Agenda 2030, o Guia IAB para Agenda 2030 foi desenvolvido a partir do lançamento da publicação de projetos arquitetônicos de todo o mundo relacionados com a Agenda 2030 pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).
Por ocasião da realização do 27º Congresso da UIA – Rio2020, o IAB assumiu o compromisso de realizar uma versão brasileira da publicação da Comissão da UIA. A coleção, composta por 10 edições até 2030, tem por objetivo apresentar projetos arquitetônicos e planos urbanísticos desenvolvidos por profissionais do Brasil que colaboram e interagem com cada um dos 17 ODS.
A proposta já conta com a publicação de 102 projetos/planos em suas 2 edições e o 3º Guia IAB para Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será lançado ainda neste ano.
O que é ODS?
Segundo as Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Os ODS são adotados por todos os Estados-Membros da ONU que se comprometeram a acelerar o progresso aplicando os ODS de forma a levar ao mundo os vários ‘zeros’ de mudança de vida.
São 17 ODS integrados, e o desenvolvimento deve equilibrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental.
No Município de Campo Grande existe a Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituída por meio do Decreto n. 13.322, de 20 de novembro de 2017, que tem por finalidade internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030.
PMCG com informações do IAB/Nacional e da ONU.