Almejando o contato aproximado entre estudantes da educação básica com pesquisadores(as) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o projeto EXPOCIENTISTA realizará no corredor central da cidade universitária (em frente a PROAES e PROECE) uma exposição pública em 31/03, a partir das 9h que contará com painéis de desenhos retratando cientistas, feitos por 39 alunos(as) desenhistas de 13 municípios distintos do estado. Além disso, no dia seguinte, a partir das 8h, promoverá no bloco 11 do Instituto de Química (UFMS) duas oficinas práticas a respeito da integração entre arte e ciência.
A mostra científica e artística, é uma exibição de desenhos manuais e digitais produzidos por estudantes do ensino médio da rede pública de Mato Grosso do Sul, dos municípios de: Água Clara, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Fátima do Sul, Jaraguari, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.
O projeto visitou presencialmente as escolas dos respectivos locais e presenteou os 39 estudantes com kits de desenhos e pintura, convidando cada aluno(a) a conhecer pesquisadores(as) relacionados à universidade, para representá-los(as) em forma de retratos, por meio de desenhos sob técnicas livres. Em um segundo momento, proporcionou um encontro virtual de bate-papo descontraído, envolvendo estes estudantes com os(as) pesquisadores(as) escolhidos(as), além de professores(as) e organizadores(as) da atividade. Com o intuito de habilitá-los para o desafio de unir na ilustração, traços da personalidade, aparência e a pesquisa que (os) cientistas desenvolvem.
A estudante desenhista de Dourados (MS), Amanda Guimarães Olsen, comentou a respeito de sua participação: “Eu só desenhava para passar o tempo, até que me chamaram para fazer uma reunião de artes, mal sabia eu, que entraria em um projeto que juntaria várias pessoas que se envolvem no mundo da arte e que usaríamos desenhos e ciência na mesma frase” e acrescentou ressaltando que as experiências adquiridas foram de grande valia e contribuição para seu aprimoramento pessoal, as quais possibilitaram a identificação para outras áreas e assuntos profissionais. A ocasião 31/03, também será o momento em que o(a) aspirante artista, terá a oportunidade de conhecer pessoalmente quem o(a) serviu de fonte de inspiração. A partir deste material, posteriormente será publicado um catálogo com os retratos exibidos dos(as) pesquisadores(as) escolhidos.
Já as duas oficinas serão realizadas no dia 01/04, entre 08h às 11h. A primeira, apresentará o tema “Diálogo com o desenho” e será ofertada por Rodrigo de Albuquerque, referindo-se às explicações quanto aos materiais artísticos e técnicas de uso. A segunda, que possui o tema “Trilhas Rupestre”, terá como foco elementos sul-mato-grossenses e será ministrada pela arqueóloga e diretora de popularização da ciência (UFMS), Lia Brambilla. Em seguida, os participantes farão suas próprias produções a partir dos conceitos aprendidos nas oficinas.
Para as professoras e organizadoras das programações, Giane Fonseca Bifon e Diana Cler Rodrigues, a troca de experiências é um dos objetivos principais das ações. Enfatizam que todo o planejamento teve como finalidade despertar talentos e interesses para as temáticas através do ensino lúdico, atrativo e imersivo. “Acreditamos que a vivência artística e científica dentro da universidade será enriquecedora, promovendo conhecimentos de formas descontraídas”, afirmam.
Ambas ações estão relacionadas ao projeto “EXPOCIENTISTA: Cientistas Brasileiros e suas Descobertas, Cultura e Arte para todos” – SETOR 1 da Caravana da Ciência: contribuições de Mato Grosso do Sul na história dos 200 anos de independência do Brasil. Que foi aprovado no edital Chamada CNPq/MCTI/FUNDCT n° 05/2022 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para mais informações acesse o Instagram: @grupo_arandu.