O presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, participou, nesta terça-feira (12/09), da abertura da 30ª edição da SuperAmas. Na ocasião, ele destacou a importância dos supermercadistas na distribuição dos produtos da indústria, além do preparo do Senai na qualificação de mão de obra para o setor.
Para o presidente, a retomada da feira, com a primeira edição após a pandemia, é importante para o fortalecimento dos negócios. “Eu entendo que é um avanço significativo voltar a debater esse grande setor, que é o supermercadista do Estado, no ambiente deles”, afirmou.
A feira é o maior evento do em Mato Grosso do Sul reunindo palestras, visitas técnicas, apresentação de inovações e negócios. O estande do Senai estará à disposição dos visitantes com tecnologias, como óculos de realidade virtual e carro elétrico, além de apresentar programas de eficiência energética, carbono neutro, PCM Digital e Em Conta.
“O Estado tem índice de desenvolvimento muito grande neste setor e o Senai está preparado para atender as demandas, seja na implantação de energia fotovoltaica ou energia do mercado livre, e demais ações de gestão ambiental, como os programas de compensação e neutralização de carbono. Eu entendo que o Senai pode apresentar e operacionalizar esses produtos com as empresas, a partir da Superamas”, explicou Longen.
Para o governador Eduardo Riedel, o evento é de grande importância para o desenvolvimento econômico do Estado. “É um prazer poder participar desse momento de crescimento do estado de Mato Grosso do Sul que se reflete aqui, nos negócios, na exposição, no entusiasmo das pessoas. É muito bom vermos um setor que vem crescendo junto com Mato Grosso do Sul. Tenho a convicção de que os desafios são grandes pela frente, mas com perseverança e muito trabalho, e com esse tipo de evento, conseguimos superá-los”.
A abertura da feira contou com palestra magna com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, com o tema “Mato Grosso do Sul – de celeiro a supermercado do mundo”.
O secretário destacou o papel da Fiems no estímulo à industrialização e na distribuição dos produtos aos consumidores. “O setor de supermercados cresce muito no Estado e temos procurado estimular a indústria a levar seus produtos ao supermercados de forma que encontramos nas prateleiras sul-mato-grossenses os produtos da indústria sul-mato-grossense. Se de um lado a indústria cresce praticamente 20% ao ano, nós temos que fazer com que essa indústria chegue aos nossos consumidores”.
Já o presidente da Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), Denyson Prado, destacou a importância da Fiems como parceira do setor. “Nós temos uma parceria muito antiga no Senai. O Sérgio é um parceiro de longa data do setor, da Amas, além de um fornecedor. O Senai é muito importante, porque oferece treinamentos e capacitações, nas áreas administrativas e contábeis”, destacou.
A SuperAmas começa nesta terça-feira (12/09) e vai até quinta-feira (14/09). O evento está em sua 30ª edição e volta depois de três anos interrompido devido à pandemia de covid-19. A expectativa é bater recorde de público. A feira traz expositores de todo o País, com novidades em produtos e serviços para o setor de varejo alimentar. A programação conta ainda com espaço, no formato talkshow, com o tema Mulheres do Varejo.