Em um mundo cercado por telas e muitas atividades, brincar é ainda mais fundamental na vida de uma criança. No Dia Mundial da Infância, comemorado nesta terça-feira (21), a pedagoga e psicóloga Maísa Colombo Lima afirma que “o brincar é tudo para uma criança”.
Diante da importância do brincar na vida de uma criança, a professora do curso de Psicologia da Estácio afirma que é necessário propor atividades que incentivem as crianças a falar de sentimentos e a desenvolverem o sistema cognitivo.
“A interação social é importantíssima para elas, bem como o brincar, principalmente na faixa etária de cinco a seis anos. Elas precisam muito do grupo. Por isso, é importante brincar junto, promover brincadeiras que envolvam outras crianças, marcar um encontro com os amiguinhos apenas para brincar. É disso que as crianças precisam”, afirma Maísa.
De acordo com a pedagoga e psicóloga, o brincar envolve descoberta, curiosidade, emoção, interação e conhecimento. Brincar é um momento único e singular.
“O brincar não é brincadeira, é coisa séria. Devemos incentivar a criança a brincar, desenvolver o emocional, o criar, o investigar. A criança precisa disso”, reforça a professora da Estácio.
Maísa explica, ainda, que o brincar no contexto familiar é importante para o desenvolvimento saudável da criança. Já o uso de tecnologia é, praticamente, inevitável, mas requer cuidados.
“A tecnologia faz parte da nossa sociedade, hoje é impossível pensar a infância sem a influência dos aparelhos eletrônicos. O que precisamos refletir é como será feito a supervisão do contato da criança com o mundo tecnológico. A criança está em desenvolvimento e o cérebro necessita de estímulos recebidos do ambiente externo, então muito tempo nas telas pode sim trazer riscos, pois a criança precisa de interação com o mundo para favorecer seu desenvolvimento”, afirma.
Sugestões para brincar
Para quem tem dificuldade em pensar em brincadeiras, a pedagoga e psicóloga lembra que não são necessários brinquedos caros e estruturados. A dica é criar um ambiente aconchegante: monte um cantinho da leitura, colagem, potes descartáveis para jogos de encaixe.
Muitos jogos podem ser feitos: boliche com garrafas descartáveis, fantoche de meia, jogo da velha com tampinhas, forca, caça ao tesouro, o que é o que é, mímica, pular corda, esconde e esconde, seu mestre mandou, entre outras.
Para os maiores, os jogos de tabuleiro são uma excelente dica. Vale jogar dama, dominó, quebra-cabeça, uno.