A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre 7 mil vagas para a educação infantil no ano letivo de 2025. O lançamento da Matrícula REME ocorreu na manhã desta terça-feira (19), na Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Vila Planalto.
Na oportunidade, foi divulgada a oferta das 7 mil vagas, sendo 1 mil novas, devido a abertura das 166 salas de aulas modulares construídas. As outras 6 mil vagas são naturais, ou seja, o aluno matriculado da REME que sai da educação infantil e vai para o ensino fundamental, libera a vaga e, portanto, são chamadas de vagas naturais.
Assim, começa a partir desta terça-feira e vai até 16 de dezembro, a matrícula dos alunos que já estão na REME. Para quem quer uma vaga na Rede ou transferir o aluno de escola, a matrícula começa dia 8 de janeiro e fica aberta o ano todo.
Os alunos novos devem ser matriculados pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br e a partir de 16 de janeiro já começam as designações.
De acordo com a chefe da Central de Matrículas da Semed, Adriana Cedrão, há um prazo grande para rematrícula para que os pais não percam a oportunidade. “Para os alunos que já são da REME, é só o pai e ou responsável procurar a secretaria da escola onde o aluno estuda para assinar o requerimento de matrícula e assegurar a vaga em 2025”.
A primeira listagem das EMEIS para quem aguarda vaga será divulgada dia 3 de dezembro. “É importante ficar atento à listagem para quem aguarda uma vaga e não perder o prazo. Com a lista publicada, o pai deve procurar a secretaria da escola para onde a criança foi designada em até dois dias para efetivar a matrícula”, pontua Cedrão.
Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, neste primeiro momento é importante a confirmação do aluno da Reme. “Até 16 de dezembro, o pai precisa confirmar a rematrícula do filho na Rede. É algo muito tranquilo, pois é só procurar a secretaria da escola para efetivar a rematrícula e garantir a vaga”.
O lançamento da matrícula foi acompanhado pelos pais de alunos e familiares.
Foi o caso da avó da Ana Vitória, aluna do 5º ano da Escola Municipal Padre José de Anchieta. “Eu estudei aqui nessa escola quando fui adolescente, meu filho estudou aqui também e agora está minha neta. Eu amo o ensino daqui e tem melhorado cada dia mais”, disse a aposentada Ieda Maria Garcia.
A empresária cubana Madelaine Ferrer, tem três filhos matriculados na unidade, e em 2025, o filho mais novo iniciará na educação infantil. “Um está no 6º ano, o outro no 5º ano e o outro no 1º ano. Eu gosto daqui, porque sou estrangeira e eles da escola me acolhem bem, sempre nos informam sobre o que acontece. Para fazer a matrícula é muito fácil, pois é só vir aqui na secretaria e isso me ajuda porque são quatro crianças”.
O examinador do Detran, Silvio Portes, tem os filhos gêmeos matriculados no 5º ano na unidade. “A escola é muito boa, o atendimento fantástico desde quem trabalha na secretaria até a cozinha. A rematrícula já foi informada com antecedência aos pais e então não há dificuldade alguma”.