Com maquinários, assistência técnica e orientação necessária, o agricultor familiar em Mato Grosso do Sul conseguiu melhorar sua produção e comercializar seus produtos com qualidade. Este é o resultado do apoio e de investimentos do Governo do Estado nos últimos sete anos no setor.
Esta ajuda reflete no cotidiano do homem do campo. Francisco Ferreira, um dos fundadores do Assentamento Conquista, em Campo Grande, descreve que os maquinários doados pelo Governo, assim como a assistência técnica, fizeram toda diferença na produção da comunidade.
“Este olhar e atenção do Estado com o produtor nos ajuda muito, pois com este apoio no campo conseguimos produzir melhor nas nossas terras. Um apoio importante que faz a diferença no dia a dia. Aqui no assentamento sempre está chegando novos equipamentos”, descreveu Ferreira.
O agricultor contou que chegou ao local há 22 anos e mora na sua terra com sua esposa, filhos e netos. “Aqui eu tenho uma horta, em que planto alface, couve, espinafre, salsa e cebolinha. É um bom lugar para se viver e se plantar. Minha área tem 17 hectares, assim como dos demais assentados”.
O Assentamento Conquista tem 67 famílias fixas e já recebeu diferentes maquinários do Governo, entre eles trator, grade, cascalhadeira, pulverizador, ciliadeira, grade aradora, niveladora, encantelhador e arado. “Só temos que agradecer pelo apoio”.
Ajuda fundamental
O agricultor Ângelo Sovilha Novaes, do Assentamento Nova Era, cita que esta ajuda do Governo do Estado é fundamental para quem trabalha no campo e busca o sustento da sua família. “Faço uma plantação orgânica e este maquinário disponível é essencial, uma outra história para quem produz”, afirmou.
Novaes mora com a esposa no assentamento localizado na Capital, onde planta mandioca, banana, batata e tem criação de peixes. “Já tive aqui na minha terra também vacas leiteiras e criava galinha caipira, onde vendia aqui na região e também entregava na cidade. Sempre estamos buscando melhorar”.
O Assentamento conta com vários maquinários doados pelo Governo, como trator agrícola, distribuidor de calcário, insumo e adubo, plantadeira de mandioca e encanteiradora. Estes implementos agrícolas são usados pelos agricultores dos assentamentos Nova Era e Terra Boa, que são vizinhos.
Maquinários
José Carlos Gasperone, coordenador da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Campo Grande, explicou que a maioria dos maquinários enviados aos assentamentos é fruto de emendas parlamentares, com contrapartida do Governo do Estado. Os equipamentos são enviados aos municípios, que fazem os repasses às associações dos agricultores.
“Desta forma existe uma fiscalização e controle é maior, porque são dois entes públicos fazendo esta fiscalização. Os equipamentos ficam nos assentamentos para uso dos agricultores. Muitas vezes leva-se este maquinário para outra comunidade que precisa daquela demanda”, descreveu Gasperone.
Ele ponderou que a ajuda da Agraer ainda se estende a assistência técnica, extensão rural e comercialização dos produtos. “Tem orientação na produção, sobre o que e como plantar usando a tecnologia mais indicada, assim como na venda dos produtos. Temos por exemplo no Ceasa um pavilhão só para agricultura familiar, além de orientarmos para as vendas aos órgãos públicos”.
Desde 2015 até o primeiro semestre de 2022, o Governo do Estado já entregou mais de 2,8 mil maquinários e equipamentos para ajudar a agricultura familiar no Mato Grosso do Sul. Um investimento que ultrapassa R$ 106 milhões. A meta é chegar a 3,8 mil implementos agrícolas até o final do ano. Os 79 municípios foram atendidos com estes repasses.
Governo de MS.