A 7ª edição do Drive Thru da Reciclagem – Educação, Logística Reversa e Empreendedorismo, realizada de 3 a 5 de novembro, na Plataforma Cultural, arrecadou mais de duas toneladas de resíduo reciclável. Por meio do descarte correto e consciente foi possível preservar, durante os três dias de evento, mais de 9 milhões de litros de água. A ação, que tem como foco conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e informar sobre práticas sustentáveis e reciclagem também visa incentivar a doação e o desapego. A tenda do FAC recebeu muitas roupas, calçados e alimentos. Ao todo, mais de 500 itens foram doados.
Ainda no formato drive-thru, quem passou pelo local fez o descarte sem descer do carro. Durante os três dias foram descartados materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha e bateria.
Além dos ambientes da coleta a programação contou com a área do empreendedorismo.
Preservar a água
Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos cursos d’água causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo. A cada um quilo de medicamentos descartados via esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. A cada edição, a quantidade de resíduo descartado de forma correta só aumenta, consequentemente, aumenta também a quantidade de água preservada. Desde sua primeira edição até hoje, mais de 1 bilhão e 400 milhões de litros de água foram preservados devido ao descarte correto dessas duas substâncias, que são agentes causadores da contaminação de milhares de litros de água.
Para Roberta Queiroz, uma das organizadoras da ação pelo FAC, o evento foi adotado pela população e já faz parte do calendário de ações da Prefeitura. “Preocupada em desenvolver ações voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente, a prefeitura de Campo Grande realizou a primeira edição do drive thru da reciclagem em 2020. O evento foi tomando proporção e hoje, em sua sétima edição podemos conferir a grandiosidade deste evento, que envolve várias secretarias municipais no sentido de transformar Campo Grande numa cidade mais sustentável”, destaca Roberta.
De acordo com a Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e gestora do evento juntamente com o FAC, Ana Cristina Franzoloso, o intuito do evento é fortalecer a ideia do descarte correto e incentivar a sociedade a realizar essa iniciativa e práticas sustentáveis. “O sétimo drive thru finalizou com a sensação de dever cumprido e de que melhoramos a cada edição. A educação sempre é a ferramenta principal como mola propulsora de resultados, e neste sétimo drive tivemos o presente de ter a Semed com as crianças, oficinas e teatros. Tivemos empreendedores atuantes no dever de mostrar a economia girando com seus serviços e produtos. Todos juntos temos resultados positivos em prol do meio ambiente e com propósito de um Planeta e uma vida mais saudável”, enfatiza a embaixadora.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.
A 7ª edição do Drive-Thru da Reciclagem contempla a meta 6 dos ODS 6 (Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos), meta 4 (Educação de qualidade: essencial a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável) e a meta 12 (Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis). Ao todo, são 17 objetivos que compõem os ODS atualmente.