Um homem foi multado pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul em R$ 10 mil por viralizar um vídeo feito por Inteligência Artificial que mostrava a voz da atriz e influencer Luana Piovani criticando o pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB). O homem compartilhou o vídeo principalmente em grupos do aplicativo WhatsApp.
O partido de Beto que acionou a Justiça Eleitoral principalmente porque o vídeo faz propaganda negativa e antecipada. Além disso, é tratado como fakenews porque utiliza de mecanismos e informações não provadas.
O vídeo do homem ainda possui prints de notícias fakes (falsas) como se fossem de sites de notícias de grande audiência.
Na decisão, a Justiça afirmou que a postagem da gravação pelo WhatsApp se deu de forma anônima e o nome que consta no perfil do aplicativo de mensagens é diferente do fornecido pela operadora de telefonia.
O homem multado é reincidente pelo mesmo crime.
O juiz Marcelo Andrade Campos Silva determinou a retirada do material da rede social, multa de R$ 10 mil e que o suspeito se abstenha de fazer novas postagens do tipo.