A literatura regional ganha destaque neste fim de semana com o lançamento dos livros ”Versos para mastigar”, de Fábio Gondim, e “Tríduo rudo”, de Henrique Pimenta, no dia 10 (sábado), às 18 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A entrada no evento é gratuita.
O gosto pela escrita e pela leitura foi o que aproximou os escritores no ano de 2019. Em um dos rotineiros diálogos sobre literatura, Pimenta e Gondim decidiram lançar, coletivamente, suas novas obras literárias.
Fábio Gondim, conhecido por seu estilo inovador, apresenta o segundo volume da Trilogia da Degustação com “Versos para mastigar”. No livro, Gondim faz uma analogia poética entre a textura dos alimentos e as emoções humanas, explorando diversas sensações a partir de uma narrativa lírica e visceral.
Por outro lado, Henrique Pimenta traz a público “Tríduo rudo”, um trabalho que amadureceu ao longo de sete anos. O livro se caracteriza por poemas curtos e rítmicos, refletindo temas clássicos com uma crítica mordaz à sociedade. Pimenta, que expressa entusiasmo pelo lançamento ao lado de Gondim, destaca também a homenagem póstuma a Flora Thomé, que está presente em sua obra.
A ocasião será marcada não apenas pelo lançamento dos livros, mas também por uma ação filantrópica em prol da Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (ABREC-MS), uma decisão tomada por ambos os autores, para prestar uma homenagem à mãe de Pimenta. “Ana Maria Pimenta Santos, minha mãe, foi renal crônica, e a ABREC nos ajudou muito no passado. É um ato de solidariedade como forma de agradecimento ao trabalho prestado por eles”, afirma o poeta.
Sobre as obras
“Tríduo rudo” é uma obra de poesia dividida em três partes: “Colapso”, “Decalques” e “Estampas de pano de prato”. O prefácio é de Henrique Komatsu, as orelhas foram escritas por Luiz Henrique Raele Braga e a capa é assinada por Gustavo Santosa. A publicação é da Editora Mondrongo e está disponível para compra pelo valor de R$ 40,00 no evento.
Já “Versos para mastigar” é o segundo volume da Trilogia da Degustação”. Os versos poéticos estão divididos em sete capítulos (Versos Viscosos, Versos Crocantes, Versos Cremosos, Versos Ásperos, Versos Macios, Versos Densos e Outras Texturas). Esta obra foi publicada pela Life Editora e pode ser adquirida pelo valor de R$ 40,00 no evento.
Sobre os autores
Fábio Gondim é natural da Vila Carvalho em Campo Grande MS. Organizou a Coletânea Cápsula Tarja Preta (Appostolos, 2016). Publicou Versos para Lamber (Life, 2017). Em parceria com Roberto Figueiredo, Floresias (Mundial, 2018). Em parceria com Ana Maria Bernardelli, organizou as coletâneas 101 Reinvenções (Life, 2017), 101 Reinvençõezinhas (Life, 2018), Prosas e Segredos da Morena (Life, 2018), 102 Reinvençõezinhas (Life, 2019), Era Uma Vez (Life, 2019). Em parceria com Vini Willyan, organizou a coletânea Cromossomos – Literatura LGBTQIA+ no Mato Grosso do Sul (Life, 2019). Publicou Charlenne Shelda (Life, 2021).
Henrique Pimenta é natural de Resende (RJ), mas se considera campo-grandense de coração. Venceu o Prêmio Guavira de literatura em 2017 pelo livro de contos Ele adora a desgraça azul (2016). Lançou também 99 sonetos sacanas e 1 canção de amor (2012), Alcácer-Quibir (2019) e Compêndio de evisceração (2021).
SERVIÇO:
LOCAL: Museu da Imagem e do Som (MIS)
ENDEREÇO: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559
DATA: 10 de agosto, sábado
HORÁRIO: 18h