O Brasil foi construído com o trabalho de imigrantes e refugiados. O Grupo Pereira, detentor das marcas Fort Atacadista e Comper, entre outras, abre as portas da empresa para receber estrangeiros entre seus colaboradores. E, no Dia do Refugiado, celebrado em 20 de junho, em todas as suas mais de cem lojas no Brasil, nos refeitórios e nas unidades do Restaurante Trudy’s será servido um prato especial, típico venezuelano, o “Pabellón Criollo”.
Segundo dados da Agência da ONU para Refugiados, atualmente são 65.811 pessoas reconhecidas por essa condição no Brasil. Desse total, mais de 70% vêm da Venezuela. A situação se repete no Grupo Pereira. Entre os 17 mil funcionários em todo o País, 467 são estrangeiros. E, desses, 354, ou 75,8%, vieram da Venezuela. Na sequência, vêm Haiti e Cuba, com mais representantes entre os colaboradores.
O país também é o que tem mais representantes internacionais na unidade de Canoas, inaugurada em maio deste ano. Dos 11 estrangeiros que trabalham no Fort Atacadista do município, 8 são da Venezuela, 2 da Argentina e 1 da Bolívia.
Há 3 anos no Brasil, Dalieslis Josefina Fernandez Guzman, de 29 anos, comemora a oportunidade de trabalho na unidade do Comper Brilhante, em Campo Grande. Como promotora do cartão Vuon, atua no grupo há um ano e dois meses. “Primeiramente agradeço a Deus por me permitir trabalhar e por estar em uma empresa que nos dá oportunidades de crescer dentro dela e a oportunidade de trabalhar como imigrante venezuelano, expondo meus conhecimentos dentro da empresa”, diz. Natural de Ciudade Guayana, veio com o marido e a filha, Dariangel, de 8 anos, que ela diz ser sua “força motriz”.
A culinária segundo Dali, como gosta de ser chamada, é extremamente rica em cores e sabores. O prato que mais está presente em sua vida até os dias de hoje é a arepa, um tipo de pão feito a base de farinha de milho. “Dá para colocar vários tipos de recheios diferentes. Como no café da manhã ou no jantar”. Sobre o prato que será servido pelo Grupo Pereira, nos refeitórios e nos restaurantes Trudys, o pabellón criollo, Dali recomenda a degustação a todos. Trata-se da combinação de arroz, feijão, abacate com sal, ovo, banana da terra e queijo.
Em Campo Grande, o restaurante Trudys está presente na unidade do Comper Itanhangá e no Fort Atacadista da Cônsul Assaf Trad.